Os 5 maiores erros das pequenas empresas nas redes sociais
EMPREENDEDORISMO
Manter uma rede social não é só despejar postagens. É preciso entender o que é que levaria alguém a seguir a sua página e pensar em conteúdo que chame a atenção, além das vendas.
FALTA DE CONTEÚDO
1.
Fazer só posts panfletários, na linha “compre já”, vai deixar seu perfil no vácuo. O grande lance é despertar desejo de compra. Vale a pena mostrar os bastidores do negócio, por exemplo.
Marcas também são gente: precisam estar em mais de uma rede social. É possível se especializar em uma, é claro. Mas é preciso elencar a segunda prioridade.
rede número dois
2.
Redes sociais vêm e vão. É preciso o mínimo de cuidado para não ficar refém de uma só, mesmo que ela seja hegemônica. Isso evita perder todo o trabalho feito para conquistar seguidores caso ela morra.
Estar no Instagram é obrigatório: é onde todo mundo está. Mas é preciso pensar na segunda rede. E isso depende do seu público: jovens estão no TikTok, idosos estão mais no Facebook...
Os perfis profissionais têm acesso a muitas ferramentas feitas para impulsionar as vendas. Além disso, coletam dados importantes para acompanhar o negócio.
Usar perfil pessoal
3.
Não responder comentários de clientes reduz a exposição dos seus posts. O algoritmo da rede social percebe que não há interação e reduz a exposição das postagens.
Não interagir
4.
Um perfil do Insta ou Face não manda seus posts para muita gente. A única forma de sair da bolha, então, é pagando para que ele chegue a mais gente.
Querer resultados rápidos
5.
Você pode definir os interesses de quem vai receber os anúncios: o algoritmo deles sabe quais são os usuários que estão interessados em produtos parecidos com o que você oferece.
Funciona? Se não funcionasse, Instagram e Facebook não faturariam zilhões de dólares com isso. Mas não existe milagre. É um erro achar que vai vender com um único post.