A tradução do termo hard skills vem fácil: são habilidades técnicas que você pode aprender e facilmente mensuráveis, como fluência em um idioma ou domínio de uma ferramenta.
Já o termo soft skills sofre com uma transição menos orgânica: não são habilidades “suaves” ou “leves”, mas aquelas que lidam com a relação e interação com outros.
Alguns exemplos de soft skills são: colaboração (saber trabalhar em grupo), flexibilidade (se adaptar a mudanças), boa comunicação, liderança (saber como guiar, e engajar grupos) etc.
Veja três dicas de como desenvolver soft skills.
Se você aprender a administrar suas emoções, vai se recuperar rapidamente do estresse.
Aprenda a se autorregular
1.
Isso significa que quando você sentir uma emoção forte surgir, pode se tornar consciente dela, nomeá-la e deixá-la passar sem reagir instantaneamente.
Quando for interrompido, pratique se fazer esta pergunta: isso pode esperar? Posso deixar de lado? Você descobrirá que a resposta é quase sempre ‘sim’.
Gerencie o tempo
2.
Comunique sua decisão com boa vontade e de maneira educada: líderes – e pessoas com boas soft skills – sabem se comunicar gentilmente.
Peça para amigos, colegas, gestores e familiares avaliarem suas habilidades de soft skills e use as respostas para melhorar.