O WhatsApp, usado por pelo menos 160 milhões de brasileiros, está se tornando cada vez mais um ambiente de negócios.
Uma pesquisa da Accenture revelou que 83% dos brasileiros em 2020 usaram o aplicativo para comprar produtos ou contratar serviços, o maior número na América Latina.
Entre as pequenas e médias empresas, 81% afirmam que o uso do WhatsApp contribui para o crescimento do negócio, segundo uma pesquisa da Morning Consult.
Veja como aproveitar o app nos seus negócios.
O básico é expor todos os produtos (ou serviços) de forma clara e objetiva. Coloque o preço e a disponibilidade. Deixe detalhes específicos para a conversa.
Crie um catálogo
Elas ajudam a dar informações básicas sobre seu negócio e acelerar o processo. Mas não substituem a boa e velha conversa - ninguém quer falar com robô.
mensagens automáticas
O Zap é sinonimo de conversa em tempo real. Quanto mais rápido você demorar para dar satisfação para seu cliente, menores suas chances de venda.
Responda rápido
Ao mesmo tempo que o WhatsApp é um lugar de negócios, também é uma rede social íntima. Empresas muito invasivas são malvistas pelos usuários - e podem resultar num block.
Cuidado com o spam
Fotos, vídeos e áudios: vale tudo para conquistar o cliente. Mostre os produtos durante uma conversa, com vídeos feitos na hora, pode ser uma boa.
Use todos os recursos
O perigo é se perder em tantas conversas. Felizmente, a plataforma oferece um recurso para se organizar e marcar quem falta responder, qual compra está com pagamento pendente, etc.
Crie etiquetas
Notou que muitos clientes estão fazendo as mesmas perguntas? Considere criar respostas pré-prontas para agilizar o processo - o app oferece essa função.
Monitore tendências
Um link na bio do Insta da sua loja que leve para a sua conta no WhatsApp Business pode ser uma boa porta de entrada para novos clientes.