Anuênio: conheça o pagamento adicional concedido por tempo de serviço
Benefício busca reconhecer o empenho e o comprometimento dos servidores públicos ao longo dos anos

Imagina receber um bônus por cada ano que se completa em um cargo? Esse benefício existe e se chama anuênio. Ele costuma ser pago a servidores públicos e busca reconhecer o tempo de serviço dedicado à casa. A gratificação é uma forma de garantir um aumento salarial ao longo dos anos e costuma significar um acréscimo de 1% ao ano.
Os servidores públicos federais perderam o direito ao benefício em 1999, quando ele foi removido do estatuto. Desde então, o anuênio só é pago aos funcionários que já tinham assumido o cargo antes daquele ano. Entretanto, os servidores municipais e estaduais continuam a receber o bônus.
Essa modalidade de gratificação pode aparecer de outras maneiras, a depender da categoria. Além do anuênio, existe o quinquênio, quando a gratificação é paga a cada cinco anos de serviço, e o biênio, que é pago a cada dois anos — sendo esses os mais comuns.
Também pode ocorrer a licença prêmio, que é um período de descanso de 90 dias conquistado a cada cinco anos no funcionalismo. No caso dos servidores federais, a licença prêmio deu lugar à licença capacitação, em que os três meses longe da função precisam ser investidos em aprimoramento profissional.