Como a técnica ‘STAR’ pode te tornar uma estrela dos processos seletivos
Esse método simples promete ajudar candidatos a estruturar suas respostas em entrevistas de emprego e currículos. Saiba como aplicá-lo hoje mesmo.

Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Esses são os ingredientes necessários para criar as respostas perfeitas para seus avaliadores. O chamado método STAR é um acrônimo desses quatro pontos importantes que você deve lembrar em um processo seletivo.
É bem simples: na hora de descrever exemplos da sua atuação profissional, lembre-se de mencionar o contexto da situação, a tarefa que ficou responsável, como você agiu e, por fim, quais resultados alcançou.
O método STAR é uma forma de você, candidato, apresentar suas habilidades profissionais com exemplos práticos, convincentes e detalhados, destacando situações reais que viveu em um ambiente de trabalho. Ao usar esse método, você se comunica com o empregador de forma clara e objetiva – e deixa bem evidente tudo que sua contratação pode contribuir para a empresa.
A técnica é fácil de aplicar, permite que você demonstre sua experiência, dá foco para suas habilidades e te ajuda a estruturar as respostas sem se perder no raciocínio. Isso é bom para o seu empregador, pois mostra do que você é capaz de fazer.
Abaixo, vamos descrever especificamente os quatro passos para responder algo com a técnica STAR. Em seguida, deixamos três exemplos de respostas que seguem a STAR.
O método STAR
Situação
Comece explicando qual o contexto específico da sua experiência. O entrevistador não precisa saber de todos os mínimos detalhes, mas é importante que você forneça o suficiente para que ele entenda completamente as circunstâncias do seu exemplo.
Tarefa
Em seguida, explique qual foi o seu desafio naquela ocasião. Qual sua responsabilidade dentro desse problema? O que era esperado de você para solucioná-lo? Fale sobre a tarefa que você ficou encarregado de completar e o que seus esforços almejavam. Essa é a ponte entre a sua história e a pergunta do entrevistador.
Ação
É nesta parte da resposta que você deve demorar e se alongar mais – esse é um momento crucial, então alguns especialistas sugerem que 60% da sua resposta tem que ser sobre sua ação. Aqui, você vai descrever como você, individualmente, agiu para lidar com a tarefa ou atingir a meta em questão. Evite falar de uma forma mais generalizada – nesse ponto o que vale é destacar as habilidades que seu entrevistador perguntou. Por mais que o trabalho tenha sido um esforço conjunto, dê prioridade para usar a primeira pessoa do singular na sua resposta: “eu realizei” ao invés de “nós realizamos”.
Resultado
Para finalizar, apresente as consequências positivas que sua ação gerou. É importante destacar resultados quantificáveis para mostrar impacto real dos seus esforços, então use números e métricas concretas sempre que possível. É o momento de fazer reenfatizar suas habilidades – especialmente aquilo que o entrevistador perguntou. Goste ou não, você precisa se vender em todos os momentos de uma entrevista.
Exemplos de respostas no método STAR:
- Pergunta: Como você lidaria tendo que enfrentar um problema no trabalho?
“Eu estava trabalhando em uma floricultura organizando um pedido de flores para dois casamentos. A gerente recebeu os pedidos, mas acabou confundindo os endereços dos clientes e as flores foram trocadas (situação). Eu tinha que entregar as flores no local certo e pedir desculpas aos dois clientes (tarefa). Eu disse à minha chefe que lidaria com o erro, deixando-a para cuidar da loja. Falei com os dois clientes por telefone para explicar e garantir que resolveria tudo imediatamente. Fui até os dois locais, troquei as flores a tempo e pedi desculpas pessoalmente. Dei aos dois clientes um vale-presente para um buquê como compensação (ação). Os clientes ficaram gratos pela nossa rápida atuação. Mais tarde, ambos voltaram à loja para gastar seus vales-presente e, desde então, nos recomendaram a seus amigos – apesar de termos falhado com eles (resultado)”.
- Pergunta: Como você se sentiria tendo que liderar uma equipe?
“Durante meu trabalho anterior como analista de marketing na empresa X, enfrentamos uma queda significativa no engajamento. A empresa queria que mais pessoas se inscrevessem em uma newsletter. (situação). Minha função era desenvolver estratégias diferentes para aumentar as inscrições e interação com nosso público (tarefa). Eu organizei uma reunião com outros membros da equipe de marketing para apresentar novas ideias e então liderei a campanha nas mídias sociais para gerar interesse na nova versão da newsletter (ação). Como resultado, em um período de 3 meses conseguimos elevar as inscrições na newsletter em 40%. E a abordagem que adotei foi utilizada pela equipe de gestão em outros departamentos (resultado)”.
- Pergunta: Como você lida com situações de alta pressão no trabalho?
“No meu emprego anterior como executivo de contas, um dos meus colegas pediu demissão logo depois de assinar com o maior cliente que nossa empresa já havia visto (situação). Embora eu já estivesse gerenciando uma carga completa de contas, este novo cliente também me foi atribuído. Eu sabia que os riscos eram altos e que, se perdêssemos o negócio, não atingiríamos nossa meta trimestral (tarefa). Primeiro, tomei algumas medidas para me acalmar. Depois, avaliei e reestruturei cuidadosamente minha lista de tarefas para garantir que conseguiria gerenciar todas as minhas obrigações. Graças a isso, consegui me colocar totalmente à disposição do cliente e também sacrifiquei algumas noites e fins de semana para atender ligações até que o projeto fosse entregue (ação). O cliente ficou tão impressionado com minha dedicação que imediatamente assinou um contrato anual que rendeu RS$ X milhões para nossa empresa (resultado)”.