Continua após publicidade

Cursos de direito: os melhores e piores do Brasil, segundo o MEC

Confira quais os cursos de direito que tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) mais alto e aqueles com o conceito mais baixo

Por Camila Pati, Sofia Kercher
Atualizado em 17 out 2024, 12h35 - Publicado em 21 jan 2020, 06h00
Direito: ciclo avaliativo de 2018 do CPC tem dados dos cursos de direito  (Mateus Campos Felipe/Unsplash)
Continua após publicidade

São Paulo – Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Educação, por meio do Inep, indicam que a Faculdade de Balsas (Unibalsas) têm o curso de direito com a melhor avaliação no ranking de faculdades, segundo o indicador CPC – Conceito Preliminar de Curso.

O CPC, principal mecanismo de avaliação dos cursos de graduação no Brasil, varia de 1 a 5 e sempre é divulgado no ano seguinte à realização do Enade e leva em conta os cursos daquele ciclo avaliativo já que a cada ano diferentes áreas do conhecimento são avaliadas.

O ciclo mais recente traz dados dos cursos de graduação cujos estudantes fizeram Enade em 2022, e está disponível desde abril de 2024 no site do Inep.

Como é calculado o CPC

São consideradas quatro dimensões:

1. Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade).
2.Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
3.Corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho).
4.Percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. A consolidação acontece após visitas de comissões de avaliadores para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.

Continua após a publicidade

Os cursos com CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os cursos com conceito igual ou maior que 3, podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC em conceito permanente.

Entenda o que é CPC contínuo e o que o CPC faixa

Nas tabelas disponíveis no site do Inep há duas notas: CPC contínuo e CPC faixa.

Cursos com CPC contínuo maior ou igual a 3,945 em todos os componentes avaliados têm a nota “arredondada” para o valor máximo do CPC faixa. Se não obtiverem em todo os componentes a nota decimal maior que 0,945 isso não acontece e o curso com 3,945 terá CPC faixa 4.

Para ter a nota CPC, é preciso que ao menos dois estudantes concluintes do curso façam o Enade. Os cursos que não atendam a esse critério ficam na condição de “Sem Conceito (SC)” (removemos estes da planilha para melhor entendimento do leitor).

Continua após a publicidade

Universidades cujos estudantes não participam do Enade, entre as quais está incluída a USP (Universidade de São Paulo), não são consideradas pelo ranking.

Excelentes – os cursos de graduação em direito com o CPC na faixa 4 e 5:

 

Nota baixa- os cursos de graduação em direito com o CPC na faixa 1 e 2:

O CPC é usado como base para o indicador de avaliação das faculdades e universidades

O CPC é usado no cálculo do principal indicador de qualidade das instituições de ensino superior. Se o CPC avalia o curso de graduação, o IGC mede a qualidade da faculdade, universidades ou centro universitário.

Continua após a publicidade

O IGC tem base na média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos de graduação avaliados nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, e na média dos conceitos da avaliação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.