Globo abre programa de trainee para profissionais negros e PCDs
Candidatos poderão se inscrever para as áreas de negócios, tecnologia e gestão corporativa.
ara quem sempre sonhou em aparecer no “plim-plim”, a Globo está oferecendo um programa de trainee em diferentes áreas da emissora, com foco no treinamento de profissionais negros e PCDs (Pessoas com Deficiência). Durante 18 meses, os candidatos poderão rodar entre setores da empresa, além de receber palestras, instrução e oficinas. O programa começa em janeiro de 2025 e termina em junho de 2026.
Os interessados podem se inscrever no site criado para divulgação, em parceria com a plataforma de seleção Cia. de Talentos, até 31 de julho. O processo seletivo (ou maratona seletiva) é longo. As primeiras entrevistas devem acontecer entre agosto e setembro, e um segundo encontro pode ser marcado. Se o candidato progredir, passará por um painel presencial em outubro e, enfim, a admissão entre outubro e novembro.
Mas a iniciativa não visa encontrar um novo William Bonner. Se você quer atuar nas áreas de jornalismo ou entretenimento, infelizmente o programa não te servirá. Os selecionados devem escolher entre três trilhas, todas focadas na parte administrativa da Globo.
A primeira opção foi chamada de “negócios”, e o pupilo poderá contribuir na gestão de produtos e ofertas. A segunda foi batizada de “tecnologia”, nome que deixa pouco mistério sobre as atividades oferecidas. Já a terceira, chamada de “gestão corporativa”, abarca funções como administração de pessoas, estratégia do negócio, recursos e atividades da empresa.
Para participar, o candidato deve ter disponibilidade para trabalhar de forma presencial ou híbrida em São Paulo ou no Rio de Janeiro. É preciso ter o ensino superior concluído entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023 e, ao menos, dois anos de experiência no mercado de trabalho.
Em troca, a Globo propõe salário compatível com o mercado (o valor não foi divulgado), assistência médica e odontológica, vale-alimentação e refeição, vale-transporte, seguro de vida, previdência privada, plataformas de bem-estar e saúde e day-off no aniversário.
Ao final da jornada, em julho de 2026, o objetivo é que os profissionais selecionados estejam capacitados para cargos de liderança nos bastidores da emissora, com possibilidade de efetivação.