Roça Office: fazenda em Minas oferece escritório completo no meio do mato
A Refazenda Rio Xopotó atraiu uma penca de visualizações nas redes sociais por trazer uma proposta inusitada aos trabalhadores flexíveis.
s novas dinâmicas do mundinho do trabalho deram lugar ao famoso qualquer-lugar-office. Essa liberdade de trabalhar em qualquer canto do globo despertou a criatividade do mineiro Gustavo Faria, que se juntou em 2020 com um grupo de pessoas para fundar a Refazenda Rio Xopotó, no interior do interior de Minas Gerais (vide Desterro do Melo, 24 km de Barbacena).
Para referência: são 2h de Belo Horizonte, 4h do Rio de Janeiro e 7h de São Paulo.
A fazenda atraiu uma penca de visualizações no TikTok e Instagram justamente por trazer uma proposta inusitada aos trabalhadores flexíveis: o Roça Office (pronuncia-se roçoffice, por favor). A ideia é integrar um espaço de coworking à natureza – e promover o ecoturismo quando o expediente acaba. Mato das 6h às 9h, 9h às 18h e 18h às 21h.
Em papo com a Você S/A, Gustavo reitera: a fundação do espaço foi coletiva. E essa coletividade transpassa todo o funcionamento da fazenda: os visitantes da casa se dividem para ajudar na preparação dos alimentos, trabalham juntos em mesas e espaços compartilhados, vão juntos fazer trilhas, nadar nos rios e cachoeiras da região (o nome não é à toa: ali perto fica a nascente do rio Xopotó), conhecer a cidade e até jogar bingo às sextas-feiras.
“Nós tínhamos a intenção de fugir da ideia de hotel fazenda. O espaço assume mais a função de casa coletiva”, esclarece o gestor.
No vídeo da atriz Fernanda Becker, que já acumula mais de 80 mil curtidas no Instagram, dá para visualizar melhor a coisa. Ela diz: “você pode ficar em uma mesa com um monte de gente, participando da fofoca, ou sozinho pelos cantos da Refazenda. Já nos intervalos tem galinha, horta, até cachoeira pra você se distrair. Quando estiver estressado de tanta reunião, você sai e dá uma voltinha pela natureza.”
Faria sana as principais questões de qualquer trabalhador flexível: a casa conta com fibra óptica e “a internet é de excelente qualidade”, garante. Além disso, existem espaços reservados em que os participantes podem fazer reuniões, ou trabalharem sozinhos, se assim desejarem. Para quem trampa longe do computador, sem estresse: além dos espaços de escritório, a casa também conta com um ateliê.
Como roçoffizar
A quem tem interesse em virar roçofficeiro, o tempo mínimo de estadia são 5 dias (R$ 540). Todos os valores estão disponíveis no site, mas adiantamos: a alimentação está inclusa (tirando bebidas alcóolicas). Os passeios e locomoção ficam à parte: mas Gustavo afirma que os valores são acessíveis e não pesam devem pesar no bolso dos visitantes.