Imagem Blog

Guru

Perguntas & Respostas
Continua após publicidade

Como escrever uma carta de demissão?

Sim, ela é importante. E não, não pode ser escrita de qualquer jeito. Confira o que é indispensável na redação do seu pedido de saída.

Por Luana Franzão
18 out 2024, 17h00
A imagem mostra uma pessoa segurando uma caneta enquanto escreve em uma folha de papel. A pessoa veste uma camisa de manga longa. Apenas suas mãos e parte dos braços são visíveis, com o foco nas ações de escrever.
 (Scott Graham/Unsplash)
Continua após publicidade
A

h, o doce sabor de pedir demissão. Sair de um emprego que já não faz brilhar os olhos é um alívio para muitos. Um obstáculo no sprint final até a porta: uma carta de demissão.

Pode parecer estranha a solicitação do RH para que você entregue por escrito algo que já confirmou verbalmente. Mas, parando para pensar, faz todo o sentido. É uma proteção jurídica para você e para a empresa, demonstrando que a saída foi uma iniciativa sua e que foi solicitada dentro das regras.

No geral, o documento é solicitado quando a decisão de romper a relação contratual parte do empregado. Se você foi demitido, a carta perde o sentido.

Importante: avise sua liderança e o RH antes de entregar a carta. Nada a ver chegar com o papel escrito, sem dar maiores explicações. Ele serve como um registro formal, mas as conversas tête à tête são a melhor forma de sair bem na fita. A carta é o último passo no processo de desligamento voluntário — e o primeiro para deixar as portas abertas na firma.

O que não pode faltar

Em geral, os departamentos de RH exigem que as cartas de demissão sejam escritas a próprio punho. Nada de documentos digitados. Mais uma proteção judicial – mais uma forma de comprovar que você é quem pediu o divórcio.

Continua após a publicidade

Tem que ter:

  • Seu nome completo;
  • O nome da empresa;
  • Local e data;
  • Nome do cargo;
  • Sua assinatura.

Você também precisa dizer se cumprirá, ou não, os dias de aviso prévio. Muito importante também solicitar explicitamente o desligamento do cargo atual.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Modelo

Aqui vai uma forma de escrever essa carta. Na hora de fazer a sua, adeque à realidade do seu cargo e da sua empresa, claro.

À (nome da empresa)

Prezado(a) (nome do seu chefe),

Por meio desta carta, faço meu pedido de demissão do cargo (nome do cargo que ocupa).

Continua após a publicidade

Cumprirei o aviso prévio de (data de início do aviso prévio) a (data de fim do aviso prévio).

ou

Peço dispensa do aviso prévio, se possível.

(Local e data)

Continua após a publicidade

(Assinatura)

(Nome completo)

Esse é o esqueleto. Acrescentar mais informações é uma decisão a gosto do freguês.

Uma boa dica é, caso não vá cumprir o aviso prévio, dar o motivo na carta. “O novo empregador solicita meu início imediato na posição”, é um exemplo de razão.

Agradecer pelo período na empresa e citar alguns motivos para a saída também é de bom tom. O importante é deixar claro que, para felicidade ou infelicidade geral, você está caindo fora.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.