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O que é o efeito manada?

É um comportamento que explica várias bolhas no mercado financeiro – e tem origem na evolução. Entenda.

Por Bruno Carbinatto, Alexandre Versignassi
11 fev 2022, 06h35
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 (Laís Zanocco/VOCÊ S/A)
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“Se todo mundo pular pela janela, você vai pular também?” Hum… Nossas mães estavam erradas na formulação dessa pergunta retórica. Provavelmente você pularia junto. A culpa é da evolução. Somos animais sociais. Se todo mundo sair correndo, sentimos uma pulsão violenta de ir junto. No ambiente selvagem, no qual a humanidade passou 99,9% de sua história enquanto espécie, essa costuma ser a melhor pedida. Pode ter aparecido um predador, e só você não viu. Seguir a manada é um instinto de sobrevivência poderoso – logo, irresistível. E se a manada zarpar para um precipício, azar. 

Acontece o tempo todo no mercado financeiro. Um dos casos mais notórios foi a Bolha da Internet, entre 1996 e 2000, quando o índice Nasdaq subiu de 1.000 para 5.000 pontos, uma alta de 400% – absolutamente incomum para um índice que, na época, contava com 4.875 empresas (hoje são 3.566). Quanto mais companhias existem num índice, afinal, menos volátil ele fica, já que as altas e baixas de cada uma das ações cancelam-se mutuamente. Tínhamos ali uma alta generalizada. Puro efeito manada. 

Todo mundo estava maravilhado com as possibilidades que a internet (uma novidade na época) poderia trazer. Cada vez mais companhias entravam na Nasdaq, a bolsa americana que concentra as empresas de tecnologia, seguidas por hordas de investidores prontos para apostar suas fichas nelas. Boa parte delas, porém, sequer tinha um modelo de negócios: na ausência de faturamento, divulgavam números de audiência nos balanços.

Em meados do ano 2000, a ficha caiu, e a manada passou a correr na direção oposta. Entre junho e setembro daquele ano, o índice Nasdaq desabou de volta para os 1.000 pontos. Quem tinha entrado no auge, perdeu 80% do dinheiro. Pois é: o efeito manada se torna mais agudo nos movimentos ladeira abaixo. O psicólogo Daniel Kahneman, aliás, ganhou o Nobel de economia em 2002 justamente por ter provado isso cientificamente. Uma série de experimentos dele e de seus colegas mostra que, para cada indivíduo, a dor da perda costuma ser mais intensa do que o júbilo com o ganho. Logo, as quedas por efeito manada são mais bruscas do que as altas. Cuidado. Se você investir em alguma coisa só porque “todo mundo está fazendo isso” corre, sim, o risco de estatelar-se. Ponto para as mães. -

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(Arte/VOCÊ S/A)
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