Imagem Blog

Guru

Perguntas & Respostas
Continua após publicidade

O que é o “halving” do bitcoin?

A cada dez minutos, em média, um bloco de bitcoins é minerado. Mas de quatro em quatro anos, a quantia de criptomoedas em cada bloco diminui. Entenda.

Por Alexandre Versignassi
17 set 2021, 05h02
-
 (Renata Miwa/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Existe uma quantidade limitada de bitcoins no planeta – da mesma forma que existe uma quantidade limitada de reais ou de dólares. A quantidade de reais ou de dólares cresce todos os dias, conforme os Bancos Centrais vão produzindo mais dinheiro para emprestar aos bancos normais.

O bitcoin, porém, não tem Banco Central. Trata-se de uma rede automatizada, feita para emular a extração de ouro. Ouro, você não “produz” do nada, como os BCs fazem com dinheiro. Ouro, você minera. Bitcoin também.

Satochi Nakamoto, que criou a coisa em 2009, “enterrou” 21 milhões de unidades de bitcoin num sistema inviolável. Para tirar (minerar) bitcoins ali, você precisa ligar o seu computador ao sistema e colocá-lo para resolver problemas matemáticos. Resolveu alguns problemas, o sistema te dá algumas frações de bitcoin em troca. Quanto mais mineradores se conectam ao sistema, mais difíceis ficam os problemas.

Em poucos anos, com zilhões de supercomputadores dedicados à mineração, eles ficaram tão complexos que se tornou inútil usar um PC doméstico. Bom, o sistema paga hoje 6,25 bitcoins para toda essa rede global de supercomputadores cada vez que ela resolve um “bloco”, uma sequência específica de problemas. E cada máquina recebe um teco dessa criptograna.

Isso acontece, em média, uma vez a cada 10 minutos. Essa quantidade liberada por bloco, porém, diminui pela metade de quatro em quatro anos. Entre 2016 e 2020 dava para tirar 12,5 bitcoins por bloco. Hoje são os 6,25. A partir de 2024, será só a metade disso, 3,15. Isso é o halving (de half, “metade”). 18,8 milhões de bitcoin já foram minerados. Por conta do halving, o último dos 21 milhões de bitcoin só será desenterrado em 2140.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.