Por que o símbolo do Imposto de Renda é um leão?
Não, não é porque o Imposto de Renda devora o seu dinheiro como um leão faminto. Tudo começou com uma campanha publicitária de 1980.
Não, não é porque o Imposto de Renda devora o seu dinheiro como um leão faminto. Tudo começou com uma campanha publicitária dos anos 1980, aquela época em que era preciso preencher um formulário de papel para declarar o IR.
A Receita Federal queria divulgar informações básicas sobre a declaração: quem era obrigado a declarar, prazo, locais de entrega e modelos de formulário, essas coisas que a gente encontra fácil no site deles – mas hoje, não há 30 anos.
Claro que para isso não era preciso de um leão. A fera entrou na história para alertar os sonegadores. Segundo a Receita Federal, o rei dos animais não ataca sem avisar, é justo, é leal, é manso, mas não é bobo. Ou seja, declarou tudo certinho, você está em paz com o leão; mas do contrário…
E tinha um leão de verdade nas 38 peças publicitárias criadas pela agência DPZ que foram exibidas ao longo de dez anos. Era o Simba, que pertencia a um circo argentino. Foi um sucesso. Um meme da época, basicamente.
As peças publicitárias são tão icônicas que a própria TV Receita publicou alguns dos filmes no YouTube. Dá uma olhada.