Inglês regular ou corporativo?
Escolher entre os dois vai depender da sua necessidade de uso do idioma. Entenda.
Vivemos em um mundo globalizado e dominar o inglês deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade. Sei que escolher entre o curso regular ou corporativo vai depender da sua necessidade de uso do idioma. Se a proposta é adquirir conhecimento de maneira ampla, o idioma regular pode ser mais acessível e simplificado, dado que estamos habituados a ouvir e expressar-nos neste linguajar em nossa rotina diária. Caso o objetivo seja usar a língua profissionalmente, em especial em conversas com empresas internacionais, o inglês corporativo pode ser mais apropriado, mesmo que seja um desafio a mais.
Vamos analisar os pontos mais importantes de cada opção para ajudar nesta decisão:
Inglês Regular
Esta modalidade permite o desenvolvimento do idioma em contextos sociais, viagens, cultura e entretenimento. Utiliza habilidades como audição, conversação e compreensão de textos, abrangendo leitura e escrita. Além disso, promove o conhecimento de vocabulário e gramática.
Inglês Corporativo
Esta abordagem é direcionada para o seu desenvolvimento profissional, habilitando a comunicação em ambiente de negócios, atuação e socialização com estrangeiros, participação em reuniões, negociações e toda a rotina envolvida. Neste caso, o vocabulário é direcionado para a linguagem corporativa, criação de e-mails profissionais e comportamento em apresentações, entre outros.
Uma dica é sempre bom
Caso você nunca tenha estudado inglês, inicie com o curso regular para aprender gramática, essencial como base para uma boa comunicação e depois opte pelo inglês corporativo. Assistir filmes sem legendas, ler livros observando o nível de conhecimento que você está e ouvir podcasts, pode ser útil, além de agradável e divertido. Conversar com pessoas que já tenham conhecimento do idioma pode te ajudar a criar confiança. A insegurança pode dificultar demais o seu desenvolvimento.
E para simplificar ainda mais a sua escolha, compartilho alguns exemplos de vocabulário regular e corporativo. Veja alguns termos úteis para entender e participar de conversas em geral.
Vocabulário Regular
- Word – Palavra.
- Consider – Considerar: Pensar cuidadosamente sobre algo.
- Line – linha ou fila.
- Essential – Essencial: Absolutamente necessário.
- Food – Alimento ou comida.
- Frequently – Frequentemente.
- Significant – Significativo: Importante ou notável.
- Parts – Partes ou peças.
- Things – Coisas
- Magazine – Revista.
Vocabulário Corporativo
- Brainstorm: Pode ser traduzido como um turbilhão de ideias e usado para debate em reuniões em que todos podem contribuir para a criação de algo inovador.
- Follow-up: é o termo usado para acompanhar uma tarefa ou projeto e se certificar que está tudo de acordo.
- Best practices: Procedimentos comerciais ou técnicas aceitas como as mais eficientes.
- Budget: é o montante de dinheiro disponível para um projeto, e em português, utilizamos a palavra “orçamento”.
- Report: é um documento com informações gerais de algum negócio, como por exemplo: Monthly Revenue Report, relatório de receita mensal.
- Feedback: este termo já é bem conhecido no mundo corporativo do Brasil. Significa informar alguém sobre sua atual performance em sua função.
- Leverage: alavancar, ou seja, usar recursos estrategicamente para obter um benefício.
- Mindset: Mentalidade. É um conceito que define padrões de comportamento e ações que uma pessoa realiza.
- Approach: Abordagem, essa expressão indica a técnica que os profissionais precisam ter para alcançar o cliente.
- FYI: é a sigla para “for your information”, “para sua informação” em português. É um termo usado informalmente em e-mails no ambiente profissional para repassar informações importantes aos colegas.
Importante
Dominar o inglês abre portas para inúmeras oportunidades. As empresas valorizam profissionais capacitados que possam facilitar a comunicação e os negócios internacionais. Aprender outro idioma permite que você se conecte com pessoas de diferentes nacionalidades, expanda seu conhecimento e tenha acesso a uma gama mais ampla de informações e recursos.