A polêmica abreviatura de “Atenciosamente”
No fim das contas, será que vale a pena abreviar?
uem nunca enviou ou recebeu um e-mail que terminava com um “Att.” como abreviatura de “Atenciosamente”? Hoje você vai descobrir por que essa abreviatura deve ser evitada.
A palavra “Atenciosamente” costuma ser o fecho padrão tanto das comunicações oficiais dos órgãos públicos quanto de e-mails do mundo corporativo. Trata-se de uma despedida condizente com a formalidade da situação.
Com a difusão do uso do correio eletrônico (e-mail), popularizou-se a abreviatura “Att.”. No entanto, a Academia Brasileira de Letras não reconhece tal abreviatura e aponta a forma “At.te” como a maneira correta de abreviar “Atenciosamente”. Conhecimento que choca, né?
E se “Att.” nunca esteve certo, de onde surgiu essa forma que tanta gente usa? Provavelmente, veio do inglês. “Att.” é a abreviatura de “attention to”, que significa “aos cuidados de”, o nosso “A/C”. Perceba que não se trata de um empréstimo legítimo, uma vez que as expressões não possuem significados correspondentes.
Se você não quiser usar a abreviatura correta “At.te” nos fechos das suas comunicações por receio de o seu remetente não entender ou pensar que você se equivocou, a minha sugestão é que você simplesmente não abrevie.
As comunicações precisam transmitir cuidado e atenção. Ora, o melhor modo de demonstrar que você redigiu o e-mail de forma atenciosa é não economizar caracteres para digitar “Atenciosamente”.
Confira a explicação em vídeo: