MBAs: LinkedIn divulga 100 melhores escolas de negócios do mundo
A rede azulzinha analisou a evolução profissional de ex-alunos de diversos programas e listou as instituições com mais pupilos de sucesso. Confira.
LinkedIn publicou no início do mês a lista anual dos melhores MBAs do mundo. Isto é, os melhores programas de mestrado e especialização em negócios, segundo a plataforma.
A rede azulzinha analisou a evolução profissional de ex-alunos de diferentes instituições mundo afora para ranquear os melhores cursos. Entre os dados relevantes para a pesquisa estão a taxa de contratação de ex-pupilos, colocação em cargos de nível sênior e força da rede de contatos.
Veja quais foram as 10 campeãs do ranking.
1. Stanford Graduate School Of Business (EUA)
A campeã é a americana Stanford, instituição bem qualificada em rankings semelhantes. Segundo o Centro Nacional de Estatísticas Educacionais dos EUA, o IPEDS, apenas 3,7% dos candidatos a cursos na universidade são aprovados. Spoiler: a concorrência não é fraca.
Os cargos mais comuns dos egressos da Stanford Graduate School Of Business são fundador de empresas, gerente de produto, e gerente de equipes (chief of staff, em inglês).
O LinkedIn destaca que é uma das cinco escolas com mais ex-alunos com maiores avanços em carreira e liderança.
2. INSEAD (França, Singapura, Emirados Árabes Unidos e EUA)
O Institut Européen d’Administration des Affaires entrega a origem no nome. A Gran École, nome chiquérrimo em francês para escolas que oferecem cursos de pós-graduação, nasceu em Fontainebleau, na França, mas tem outros três campi pelo mundo. Também tem parceria com a universidade chinesa de Tsinghua.
É uma das cinco escolas com mais avanços em carreira e liderança, e forma muitos consultores de estratégia, gerentes de produtos e fundadores de empresas, segundo o LinkedIn.
3. Harvard Business School (EUA)
A primeira Ivy League da lista é, talvez, a mais famosa delas. Os diplomas em negócios oferecidos por Harvard são conhecidos globalmente – talvez porque quem se forma lá não tem o costume de ser discreto em relação ao diploma conquistado.
4. The Wharton School (EUA)
É parte da University of Pennsylvania, a UPenn – também Ivy League (liga de oito universidades americanas muito renomadas e, sobretudo, muito caras). De acordo com o LinkedIn, é forte em empregabilidade e forma muitos especialistas no mercado financeiro.
5. Sloan School of Management (EUA)
É o braço do Massachusetts Institute of Technology (MIT, leia-se, em-ai-ti) para estudar os negócios. Fundada em 1914, aceita cerca de 14% dos candidatos anualmente. Entre seus ex-alunos notáveis está John W. Thompson, ex-diretor executivo da Microsoft.
6. Indian School of Business (Índia)
Primeira aparição do outro hemisfério, a Indian School of Business forma profissionais de alto escalão para o mundo dos negócios. Em Hyderabad, no sul da Índia, um dos principais pólos tecnológicos globais, a escola forma muitos gerentes de projetos e consultores de gestão.
7. Kellog School of Management (EUA)
A escola de negócios da Northwestern University foi premiada em 2024 por ser uma das principais formadoras de fundadores de startups no mundo. Para quem busca inovação, uma boa pedida. O LinkedIn a elencou como uma das principais instituições para empregabilidade.
8. Tuck School of Business (EUA)
A Tuck School of Business é parte da Dartmouth, universidade americana fundada em 1769, que aprova apenas 6,4% das candidaturas, segundo dados do IPEDS. Entre os cursos de pós-graduação oferecidos, estão programas de liderança e impacto estratégico, gestão de pessoas, diversidade, inteligência artificial e uso de dados.
9. Columbia Business School (EUA)
Quem quiser morar pertinho de Wall St. pode encontrar seu lar aqui. Parte da Universidade de Columbia, a escola tira vantagem da sua localização privilegiada em Nova York, além da excelência acadêmica. Entre os cargos mais frequentes entre ex-alunos estão assistente em bancos de investimentos e gerentes de produtos.
10. Booth School of Business (EUA)
Em Chicago, uma das principais metrópoles dos EUA, a Booth forma executivos que atuam sobretudo nas áreas de investimentos e consultoria. Segundo informações da própria escola, 94,3% dos ex-alunos são empregados em até três meses da formatura.