Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês

Oratória como soft skill estratégica: 5 técnicas para comunicar com clareza

Saber se expressar em público se tornou essencial para liderar, vender ideias e crescer na carreira. Saiba como desenvolver esse diferencial, mesmo sem experiência prévia

Por Da Redação
23 jun 2025, 17h00
Mulher conversando com colegas de trabalho.
 (Morsa Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Em um mercado cada vez mais competitivo, dominar a comunicação deixou de ser exclusividade de políticos, advogados ou palestrantes. Segundo um relatório do The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, a capacidade de se comunicar com clareza está entre as 10 habilidades mais importantes para os profissionais do futuro, ao lado de pensamento crítico e inteligência emocional.

Para a jornalista e professora Cris Moreira, que acumula mais de 30 anos de carreira em veículos de comunicação, a oratória é uma ferramenta de autoridade, influência e confiança. “Não importa se você vai defender um projeto na empresa ou gravar um vídeo para as redes sociais, quem sabe se comunicar tem mais chances de ser ouvido, lembrado e valorizado”, afirma.

A seguir, separamos cinco estratégias práticas para transformar a comunicação em uma aliada poderosa:

  • Conheça seu público: pode parecer óbvio, mas, antes de qualquer coisa, busque saber mais sobre sua audiência e construa o seu discurso de acordo com ela. Quanto mais personalizado for o conteúdo, maior a conexão.
  • Use linguagem clara e simples: evite palavras técnicas e muito complicadas, pois elas podem acabar confundindo os seus ouvintes. Opte por uma linguagem mais acessível e use exemplos e analogias que estejam adequadas ao tipo de público com o qual está se comunicando.
  • Utilize pausas e variação de velocidade: as pausas estratégicas funcionam como um “respiro” para você, além de facilitar a absorção de informações pela sua plateia. Varie a intensidade, ritmo e a velocidade da fala para manter a conexão com a audiência e sem monotonia.
  • Tenha expressão corporal: lembre-se: o corpo fala! Por isso, mantenha  sempre o contato visual com o público, se movimente de forma leve e não faça gestos que possam parecer dúbios, muito menos ofensivos. Seja natural. 
  • Conte histórias: são as histórias que têm o grande poder de atrair e envolver o público. Utilize narrativas que estejam alinhadas com o seu discurso e sejam relevantes para tornar sua exposição ainda mais instigante e memorável.

“É sempre bom reforçar que oratória não é um monólogo. Ou seja, esteja sempre atento ao comportamento e reações da audiência durante a sua exposição”, lembra Moreira. “Estimule, sempre que possível, a participação do público para ter interação. E lembre-se de praticar sempre para aprimorar suas habilidades de oratória e também para treinar o seu discurso. Desse modo você vai ficar muito mais seguro e confiante”.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.