Nubank passará a remunerar novos depósitos só após 30 dias
Pagamento diário de 100% do CDI só vai rolar para quem deixar o dinheiro na conta por um mês. Medida pode ser boa para as ações, que caíram 66% desde o IPO.
Um dos maiores chamarizes do Nubank (NUBR33) sempre foi sua conta remunerada. A grana que os clientes depositam lá fica investida em títulos públicos ou em RDBs da Nu Financeira, o braço de empréstimos pessoais da Nu Holdings – a controladora do conglomerado. É daí que a instituição tira o dinheiro que usa para conceder empréstimos.
Esses RDBs rendem 100% do CDI (a taxa que acompanha de perto a Selic). E o Nubank proporciona liquidez diária desse rendimento; ou seja, todo dia pinga um cascalho, o que não acontece com RDBs comuns.
Por conta disso, o banco digital sempre propagandeou que ter dinheiro lá rende mais do que deixar na poupança. O que é um fato. Mas isso vai mudar (“mudar”, veja bem, não “acabar”).
O rendimento diário de 100% do CDI começava a partir do momento do primeiro depósito. Daqui em diante, ele só vai ocorrer depois de o dinheiro passar 30 dias na conta. Nota: isso só vale para os depósitos novos. Os antigos seguem normalmente com rendimento diário. Outra nota: depois dos 30 dias, o rendimento é retroativo ao mês inteiro – eles depositam um mês de CDI numa tacada só. Daí em diante a renda passa a rolar todo dia, como sempre foi.
Para quem quiser rendimento diário logo de cara, só investindo em fundos que o banco oferece – como acontece nas instituições financeiras tradicionais. O novo regime será implementado de forma gradual, a partir de 25 de julho.
Bom para as ações
Se a notícia não é boa para correntistas, pode ser para acionistas. O banco de investimentos ItaúBBA estima que algo entre 40% e 50% dos depósitos no Nubank acabam sacados antes de 30 dias (ou seja: boa parte dos clientes recebe o salário, paga as contas, fica zerado e só deposita de novo quando cai o contracheque do mês seguinte).
Ao deixar de pagar rendimentos diários sobre essas contas, então, a Nu Financeira passa tira um peso de suas costas, e o caixa da Nu Holdings como um todo fica mais aliviado. O ItaúBBA estima que a economia pode chegar a R$ 7 bilhões até o final de 2022 e que, até 2026, a economia nos custos de captação de dinheiro para empréstimos chegue a 40%.
Quem investe no maior banco digital do mundo precisava mesmo de um afago. Desde o IPO na Nasdaq, em dezembro de 2021, as ações do Nubank caíram 66%. Por outro lado, o Nubank perde um diferencial diante da concorrência – e isso pode refletir em menos abertura de novas contas, e menos dinheiro depositado lá por quem já abriu. Não existe almoço grátis, afinal – nem para os acionistas, nem para os correntistas.