5 palestras no TED sobre finanças e economia com legendas em português
Confira 5 discussões interessantes do TED sobre economia global, mercados do futuro e veja também uma dica de leitura
1 – Como reconstruir a economia global
O que fazer para garantir que as nações mais impactadas pela crise do coronavírus consigam se reerguer depois que a pandemia passar? É essa a grande questão debatida por Kristalina Georgieva, presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI). A economista búlgara, que já presidiu o Banco Mundial, acredita que é necessário estimular essas economias para que elas possam conduzir grandes transformações.
2 – As oportunidades escondidas da economia informal
Niti Bhan é especialista em mercados emergentes e uma grande estudiosa sobre a sociedade africana. Nessa palestra, ela mostra quais são as competências dos trabalhadores informais na África — de vendedores ambulantes a artesãos — e explica por que grandes empresas e empreendedores deveriam prestar mais atenção nesses profissionais, que trazem grandes oportunidades de negócio.
3 – A economia dos macacos é tão irracional quanto a nossa
Usando como gancho a crise econômica de 2008, Laurie Santos explica por que os homens são tão ruins em tomar boas decisões quando estão em contextos adversos. A psicóloga cognitiva é especialista na “economia dos macacos” e mostra que os mecanismos de escolha dos primatas não são tão diferentes dos nossos — ainda mais quando se trata de assuntos financeiros.
4 – A moeda da nova economia é a confiança
A explosão das empresas de compartilhamento fez com que Rachel Botsman se especializasse em estudar por que as pessoas estavam mais abertas a dividir bens por um período determinado, em vez de adquiri-los. A resposta para esse comportamento, segundo ela, é a confiança. Para a americana, que foi eleita uma das jovens líderes globais pelo Fórum Econômico Mundial, essa é a palavra que definirá os mercados no futuro.
5 – Como a desigualdade econômica destrói as sociedades
Os efeitos da disparidade entre os mais ricos e os mais pobres de uma população vão muito além das questões financeiras. O epidemiologista britânico Richard Wilkinson analisa profundamente estatísticas de saúde para mostrar que, quanto maior o abismo entre quem ganha mais e quem ganha menos, maior o risco de haver pessoas com doenças físicas e mentais. Palestra essencial nos tempos de hoje.
DICA DE LEITURA
À mesa com Buffett
Estar nas míticas reuniões anuais em que Warren Buffett, o papa dos investidores, divide seus insights sobre como escolher os melhores fundos e empresas para aplicar o dinheiro é para poucos — e não dá nem para espiar de longe, já que as portas sempre ficam fechadas. Mas agora, com o livro A Universidade da Berkshire Hathaway (Alta Books, 79,90 reais), todo mundo pode sentar à mesa ao lado de um dos homens mais ricos do mundo. Na obra, Buffett e Charlie Munger, respectivamente presidente e VP da Berkshire Hathaway (empresa que cresceu, em média, 20% ao ano nas últimas quatro décadas), explicam como tomar decisões estratégicas na hora de investir.
COM A PALAVRA
* Esta matéria foi publicada na edição 266 da VOCÊ S/A, de julho de 2020–