Imposto de Renda 2025: confira calendário de pagamento de restituições
Entre maio e setembro deste ano, contribuintes podem receber a restituição do IR2025. Confira se você se encaixa e o calendário completo de pagamentos.

Agora que o prazo para a entrega do Imposto de Renda 2025 já passou, a próxima preocupação das pessoas físicas com a Receita é o pagamento das restituições.
Depois de cruzar as informações da sua declaração, como a seu volume de receita e todas as despesas dedutíveis informadas, a Receita Federal pode entender que você pagou uma quantidade de imposto maior do que realmente precisava. Essa é a sua restituição, uma devolução da quantia que você pagou a mais de imposto durante o ano.
O Ministério da Fazenda já divulgou o calendário de restituições do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) referentes ao exercício de 2025 (ano-base 2024). As restituições vão ser feitas em cinco lotes, entre maio e setembro de 2025, conforme as seguintes datas:
- primeiro lote: 30 de maio;
- segundo lote: 30 de junho;
- terceiro lote: 31 de julho;
- quarto lote: 29 de agosto;
- quinto e último lote: 30 de setembro.
Em 2025, será dada maior prioridade para quem, simultaneamente, utilizou a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento da restituição via Pix. Até 2024, a prioridade era definida apenas com base na utilização de uma das duas ferramentas.
O pagamento das restituições seguirá a seguinte ordem:
- idade igual ou superior a 80 anos;
- idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e pessoas com doença grave;
- pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e que optaram por receber a restituição por Pix;
- pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.
No total, 6,2 milhões de brasileiros receberão R$ 11 bilhões de volta do Leão: o maior valor já depositado na história para a maior quantidade de contribuintes.
Para saber se você vai receber a restituição, basta verificar o status no site da Receita Federal ou no app Meu Imposto de Renda.
Para consultar o lote de restituição, você precisa acessar o site da Receita Federal, na área de Consulta da Restituição. Em seguida, informar seu CPF, data de nascimento e e-mail. Depois, o sistema vai mostrar quando você receberá o pagamento.
Sobre o valor: logo no site da Receita Federal, caso você esteja “Em fila de restituição”, poderá ver ali mesmo o valor. Caso contrário, você pode consultar pelo Portal e-CAC.