A mudança de carreira desta empreendedora foi em busca de um ideal
Roberta Pinheiro, criadora do aplicativo Descarte Rápido, deixou a estabilidade bancária para ingressar no empreendedorismo sustentável
Matéria originalmente publicada na Revista VOCÊ S/A, edição 264, em 07 de maio de 2020.
O prazer em ajudar as pessoas e lutar pelo que é correto levou a paulistana Roberta Pinheiro, de 39 anos, a se formar em Direito. Porém, após quase 17 anos de carreira (dez deles na área jurídica do Itaú), a bacharel em direito sentia que tinha perdido o brilho nos olhos no trabalho. “Eu estava muito apagada e não tinha mais aquele ânimo de quando ingressei na vida profissional. Queria me especializar, mas não sabia em quê.”
Depois de um tempo de pesquisa, decidiu iniciar um curso de gestão ambiental na Universidade de São Paulo e, ao longo da formação, criou uma página na internet batizada de Boas Atitudes e Sustentabilidade para compartilhar seu aprendizado. “Foi despretensioso, mas vi que havia um crescimento orgânico significativo e, em 2018, registrei a marca.”
Em julho do ano passado, após ser desligada do banco, seu gosto pela sustentabilidade se transformou, de fato, em carreira. Ao notar que as pessoas tinham dúvidas sobre como jogar resíduos no lixo, Roberta desenvolveu o aplicativo Descarte Rápido — uma plataforma que, por meio da geolocalização, indica ao usuário empresas e postos de coleta de materiais recicláveis, tóxicos e eletrônicos.
O plano levou quatro meses para sair do papel e, com menos de seis meses de funcionamento, o app já tem 2.500 usuários e 350 locais cadastrados no país — Roberta pretende chegar a 5.000 pontos até o meio do ano que vem. “Não tenho planos de voltar para o setor bancário.”