Continua após publicidade

Como o mercado de nicho pode salvar um negócio

Conheça a história da Versátil Home Video, que criou um e-commerce depois de levar um calote milionário e prospera ao vender DVDs para um público fiel

Por Monique Lima
Atualizado em 17 out 2024, 11h14 - Publicado em 30 jun 2020, 08h00
O mercado de nicho é a sustentação de mídias analógicas  (Sean Benesh/Unsplash)
Continua após publicidade

São Paulo – Quando alguém indica um filme, sua primeira pergunta é “tem na Netflix?”. Para a maioria das pessoas, a resposta é sim. A ascensão das plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime e HBO Go facilitou o consumo de produções cinematográficas. Mas engana-se quem acredita que elas são a única forma de consumo de filmes e séries. Para cinéfilos e interessados em cinema, os catálogos do streaming não dão conta do recado.

E é exatamente neste nicho que atua a Versátil Home Vídeo, distribuidora especializada em DVDs de filmes clássicos inéditos no Brasil e em relançamento de títulos antigos. São obras que há muito tempo os estúdios deixaram de lado, que são mais difíceis de serem restauradas para o digital e que não são mais encontradas em qualquer lugar – ainda mais depois do fim das locadoras de filmes.

Na Versátil, o trabalho é baseado em uma curadoria refinada feita por Fernando Brito desde 2002. Com uma carreira voltada à sétima arte, ele é o responsável pela pesquisa que permite a inclusão dos filmes no catálogo da empresa, assim como de todo o conteúdo extra que vem junto com os filmes.

Em entrevista à VOCÊ S/A, o curador, que trabalha há 25 anos no ramo, explica como o calote de R$ 1,5 milhão acelerou o e-commerce da empresa e mostra como um negócio que parecia não ter espaço na era digital pode prosperar.

Qual o diferencial da Versátil e como essa reinvenção permitiu a marca se destacar neste mercado que parecia em extinção?
Todo o conceito da Versátil é o seu diferencial. Desde a curadoria de filmes que estão fora do circuito tradicional de plataformas de streaming, passando pelo tratamento de imagem e som para melhorar sua qualidade, até chegar na finalização com conteúdo extra, como entrevistas, comentários, pôsteres e making-off. É um produto que somente a mídia física consegue oferecer de forma completa e com qualidade, e esse é o nosso destaque, nossa sobrevivência.

Cerca de 90% dos filmes do nosso catálogo não estão disponíveis em nenhuma plataforma online. O streaming é bastante limitado, ainda que tenha muito conteúdo, eles são restritos a algumas categorias e sem adicionais. Já a nossa proposta é uma experiência com cinema que vai além do filmes.

Continua após a publicidade

Você sente um aumento no público deste mercado?
De forma geral, o público da Versátil é formado por colecionadores, cinéfilos, pessoas que se interessam por cinema e querem uma experiência mais aprofundada com as obras. Hoje, com as redes sociais, existem influenciadores digitais no assunto que disseminam essa prática e buscamos trabalhar com essas personalidades. Isso atrai novos clientes, com certeza, mas também temos uma parcela que é muito fiel e sempre atuou na nossa divulgação, são eles que fazem tudo acontecer.

Existe uma questão de elemento identitário no mercado de nicho. Quando eu estou fazendo a curadoria dos filmes e trabalhando na escolha dos extras, eu penso no público e sei que quando eles buscam pelo produto e compram, sabem que a seleção foi feita com proximidade e carinho.

Como tem sido durante a crise em que as pessoas estão em casa e buscam por entretenimento?
Embora o momento seja trágico e tenha um peso muito grande no cotidiano das pessoas, é muito natural que com o isolamento e a restrição de atividades sociais, elas busquem por suprir essa demanda com entretenimento em casa. Se pensarmos em um indivíduo que gosta muito de cinema, dessa parte do audiovisual que é menos blockbuster, o mercado de home vídeo é uma alternativa. Então em muitos aspectos, identificamos uma reavaliação das vantagens da mídia física em casa que levou ao aumento de demanda, mas nada muito grandioso.

O e-commerce próprio tem parte nessa sobrevivência e redescoberta do home vídeo?
Nosso e-commerce é nossa independência. Durante muitos anos a Versátil era comercializada por meio das grandes livrarias, como a Cultura e a Saraiva, mas com a crise do mercado editorial dos últimos anos, recebemos um calote gigantesco de R$ 1,5 milhão. Foi aí que decidimos montar um comércio online direto com os consumidores e deu muito certo. Nosso público é fiel, quando não encontraram mais nosso produto nessas lojas pediram a criação do e-commerce. Em poucos meses a quantidade de compras e visitantes do site permitiu a manutenção da marca. Investimos nas redes sociais, na parceria com influenciadores e agora temos um contato direto com os clientes e não dependemos de intermediários.

Continua após a publicidade

Qual sua visão sobre o streaming e o futuro da Versátil?
Eu acredito que vão conviver paralelamente. A mídia física não vai acabar. As pessoas gostam de ver filmes casualmente, entrar ali na plataforma e maratonar uma série. Para a maioria, isso é suficiente, mas há quem goste da experiência profunda. Com qualidade de imagem e som diferenciados, enriquecido com extras que falem sobre o universo daquela produção. Da mesma forma que a música digital convive com o vinil, que o Kindle convive com os livros físicos, o home vídeo tem espaço junto ao streaming. Claro que em longo prazo tudo pode mudar, mas em médio, é nisso que acredito. Mas veja bem, essa sobrevivência só faz sentido quando a entrega é diferenciada, tem que ter o material extra, tem que agregar conteúdo, a chave está em oferecer a experiência aprofundada.

5 DVDs importantes para Versátil, de acordo com Fernando Brito

1 – O Leopardo
Obra do diretor italiano Luchino Visconti, o longa é baseado no livro de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Il Gattopardo. O longa recebeu Palma de Ouro em Cannes em 1963 e é considerado por Fernando “um dos filmes mais belos da história do cinema”.

2 – Berlin Alexanderplatz
Baseado no romance homônimo de Alfred Döblin, o filme foi originalmente exibido como uma série de televisão e tem 16 horas de duração. A edição da Versátil foi possível por conta de uma parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo e com a Arvato Digital Services.

3 – Coleção Glauber Rocha
O box de um dos mais importantes cineastas brasileiros reúne quatro de suas principais obras (Terra em Transe, de 1967; O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, de 1968; A Idade da Terra, de 1980 e Barravento, de 1962). Ainda há documentários narrados em primeira pessoa pelas “vozes de Glauber” que recriam o contexto em que cada filme foi concebido e exibido.

4 – Decálogo
Quatro DVDs dão conta da série de dez episódios em que o diretor polonês Krzysztof Kieslowski analisa os Dez Mandamentos. Com uma visão filosófica e metafísica, o diretor da Trilogia das Cores discute questões morais por meio de personagens que vivem em um complexo residencial de Varsóvia.

5 – Chaplin – A Obra Completa
Com versões restauradas de todos os filmes, o catálogo da marca apresenta 13 longas-metragens e 65 curtas do criador de Carlitos, em edição limitada especial. Além dos filmes, há documentários sobre a obra de Chaplin feitos por grandes cineastas, como Bernardo Bertolucci, Claude Chabrol, Abbas Kiarostami.


Continua após a publicidade

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.