Dasa impulsiona transformação e avança no engajamento com startups
Maior rede de saúde integrada do país lança área para fortalecer laços com startups, potencializando a entrega de soluções para o cuidado com os brasileiros
Ampliar a eficiência operacional e melhorar a experiência em saúde de médicos e pacientes. Esse é o objetivo da nova área da Dasa – maior rede de saúde integrada do Brasil – dedicada ao engajamento com startups. A iniciativa dá continuidade ao investimento em relacionamento com startups iniciado pela companhia em 2017, que inclui a curadoria do Cubo Health desde 2018. Agora, a empresa leva a estratégia a um passo adiante.
Além de ter uma equipe interna 100% dedicada e exclusiva e se reportar diretamente à estratégia da Dasa, a nova área conta com o apoio multidisciplinar dos departamentos de Inovação Assistencial, Tecnologia Hospitalar, Inovação Laboratorial, Inteligência Artificial e M&A. A diretora é Fabiana Salles, fundadora da Gesto, plataforma de gestão de saúde corporativa baseada em dados que foi adquirida pela Dasa em 2021.
“Inovar no setor de saúde é um processo complexo, mas necessário. Nos últimos anos, o consumidor viu sua experiência melhorar em diversos setores, do entretenimento ao varejo. A saúde ainda tem muito o que avançar, e queremos ser parte importante dessa transformação. Em 2011, eu projetei que, quando vendesse a Gesto, gostaria de apoiar outros empreendedores. Uma década depois pude consolidar essa visão atuando na Dasa, que tem a inovação em seu DNA”, avalia.
Segundo Fabiana, a meta da área é gerar negócios. “Nossa proposta é fortalecer os laços entre a Dasa e as startups, entregando para a sociedade mais soluções do que aquelas desenvolvidas internamente e propondo um método de atuação que vá além das fusões e aquisições.” Caso a meta seja alcançada, diz ela, no futuro, esse grau de relacionamento entre startups e empresas do setor de saúde poderá alcançar um alto nível de naturalidade. “Paradoxalmente, nosso objetivo final é transformar rotinas a ponto de não ser mais necessário existir uma área de engajamento com startups”, explica.
Programação intensa
A nova área vai atuar externamente, na orientação de startups, e internamente, na incorporação de suas soluções à estrutura da empresa. “Hoje, as startups fazem parte do ecossistema de inovação da Dasa. Elas estão em tudo: no relacionamento com o cliente, no uso da inteligência artificial a favor da predição e da prevenção, na gestão e na interoperabilidade dos dados gerados, assim como no acesso às novidades da ciência. Temos por meta estimular o empreendedorismo de saúde, gerando mais acesso, fomentando o aprendizado e desenvolvendo novas oportunidades”, explica Sergio Ricardo, VP de estratégia, jurídico e ESG da Dasa.
Em abril, foi lançado o Dasa Pulsa, primeiro ciclo de aceleração de startups da empresa, realizado em parceria com a Liga Ventures. “Com duração de quatro meses, o programa vai promover um espaço favorável e incentivador para que as startups não apenas apresentem seus projetos para transformar a saúde e a jornada do cuidado, mas também realizem trocas que levem a soluções disruptivas e inovadoras”, diz Sergio Ricardo. Ao final, as cinco startups escolhidas para a aceleração serão acompanhadas de perto por uma equipe dedicada de mentores e consultores para o desenvolvimento do negócio.
Além do Dasa Pulsa, uma série de ações de relacionamento, programas e desafios será realizada ao longo de 2022. Entre as ações externas está o programa Comunidade, estruturado para atrair, selecionar, conectar e engajar healthtechs. Já a StartupLab, jornada de inovação voltada para a formação de promotores de inovação, tem por objetivo gerar mais autonomia para diferentes setores, impulsionando a implementação de soluções e multiplicando conhecimento interno na Dasa.