Plataforma online faz atendimento gratuito a quem tem sintomas da covid-19
A iniciativa Missão Covid reúne médicos voluntários para atender, por meio de videochamadas, pessoas que estejam com os sintomas da doença
São Paulo – As autoridades de saúde têm sido unânimes a orientar a população a ir até um hospital apenas se os sintomas da covid-19 (como febre e falta de ar) estiverem muito fortes. Essa indicação acontece para não sobrecarregar os serviços de saúde e, também, para evitar que alguém que esteja apenas resfriado corra o risco de se contaminar pelo novo coronavírus.
Diante deste cenário, quais são as alternativas para quem está se sentindo mal e quer consultar um médico? Foi para ajudar essas pessoas que os médicos Leandro Rubio e Raphael Brandão se uniram a Cristiano Kanashiro, criador da consultoria de inovação digital GO.K, e a Carlos Franchi Junior, executivo de TI, e criaram a plataforma Missão Covid.
A iniciativa reúne mais de 700 médicos voluntários que atendem, gratuitamente, a brasileiros espalhados por todo o país (e pelo mundo) que estejam exclusivamente com os sintomas da covid-19, como febre, tosse, cansaço e falta de ar.
Pronto-socorro online
Os atendimentos são feitos por meio da telemedicina (que foi liberada pelo governo durante a pandemia) e funcionam assim: o paciente se cadastra, compartilha seu número de WhatsApp, é chamado pelo médico por meio do aplicativo de mensagens e passa por uma consulta por videochamada. Antes de ser atendido pelo médico, um chatbot faz a triagem dos sintomas e o paciente vai para a fila de espera – como se estivesse no pronto-socorro. “Priorizamos os pacientes idosos, que estão com faltar de ar e febre por mais de 48 horas”, diz o cardiologista Leandro Rubio.
Por enquanto, a plataforma ainda não emite as receitas médicas, mas essa funcionalidade já está sendo desenvolvida e, em breve, pacientes e farmácias receberão a prescrição.
Atualmente, a Missão Covid tem mais de 32.000 pacientes cadastrados e mais de 25.000 atendidos. Para dar conta da alta demanda, médicos voluntários são bem-vindos e também podem se cadastrar pela plataforma. “A cada dia, estamos atendendo mais e mais pessoas”, diz Leandro.