Quer ficar craque nas ferramentas de IA do Google? Ele está oferecendo dois cursos gratuitos a partir de maio
Como parte da mesma iniciativa, a empresa ainda anunciou a capacitação de dez startups brasileiras com foco em Inteligência Artificial. Saiba quais são as eleitas.
Um estudo global feito pela consultoria EY neste ano mostrou que 44% das empresas já usam Inteligência Artificial, e 43% pretendem utilizá-la nos próximos 12 meses. Ainda, que 28% dos empregadores pretendem investir em treinamento em habilidades relacionadas à IA generativa.
Para não ficar no chinelo nessa crescente da Inteligência Artificial, o Google for Startups (braço da companhia voltado a empreendedores) está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos relacionados a essa tecnologia.
O primeiro curso, Startup School, acontecerá entre os dias 21 de maio e 13 de junho. Ele tem como objetivo ajudar startups a implementar produtos e soluções de IA generativa conversacional (aquela que interage e auxilia nas dores do consumidor, por exemplo). Vale dizer que a inteligência artificial abordada no curso é do próprio Google, em sua atualização mais recente.
As sessões serão online e transmitidas em dois horários diferentes, para empreendedores e interessados ao redor do globo. Para inscrever-se, basta clicar aqui.
O segundo curso, em parceria com a escola online de tecnologia Alura, leva o nome de Imersão IA. Serão cinco aulas desenhadas para profissionais de tecnologia (de qualquer nível ou cargo) que querem dominar as ferramentas de IA do Google, como Gemini e Google AI Studio. As inscrições estão abertas até 5 de maio (inscreva-se aqui) e o curso ocorre entre os dias 6 e 10 de maio, também em formato online.
AI Academy anuncia as 10 startups eleitas
Além dessa iniciativa, a companhia anunciou o AI Academy, programa de capacitação de startups que trabalham com soluções que dependem de IA. O Brasil é o primeiro país a receber a iniciativa.
São dez semanas no total, em que as empresas receberão ferramentas e mentorias personalizadas. As aulas abordarão temas como modernização de apps, segurança e aprendizado de máquina (machine learning).
“A inteligência artificial está transformando o mundo dos negócios. Por isso, o AI Academy terá um papel importante para ajudar a equipar as startups brasileiras com ferramentas e conhecimentos que potencializam suas soluções de acordo com as necessidades de cada uma”, destaca André Barrence, Head do Google for Startups para a América Latina.
O projeto acontecerá dos dias 23 de abril a 25 de junho. Vale dizer que as startups receberão essa mentoria de forma gratuita – e que não há nenhuma aceleração financeira por parte da Google.
Segundo a equipe de comunicação da empresa, o projeto terá novas edições no futuro, mas informações adicionais ainda não serão divulgadas. Confira quais companhias foram selecionadas na primeira safra:
-
- Advolve: plataforma que automatiza os processos de anúncios digitais, dos criativos à veiculação nas plataformas.
- Beep Saúde: voltada a serviços de saúde, a healthtech quer oferecer opções de coleta de exames laboratoriais e aplicação de vacinas em domicílio.
- Biti9: a startup usa IA para a automação de tarefas repetitivas e manuais em grandes empresas.
- Creators: quer potencializar a presença digital de marcas e influenciadores com campanhas de marketing personalizadas com ajuda de IA.
- Easy B2B: quer facilitar o processo de compra entre empresas por meio de catálogos feitos com ajuda de IA.
- Merama: holding de marcas digitais.
- Nama: busca facilitar o acesso ao conhecimento empresarial para equipes internas e clientes, usando IA para recuperar informações de gestão.
- Rocketmat: startup especializada em soluções de IA para a contratação e gestão de recursos humanos.
- Tributei: utiliza IA para monitorar mudanças na legislação tributária e automatizar processos de cálculo e pagamentos de guias do ICMS.
- Twiggy: startup de moda impulsionada por IA que permite capturar imagens de roupas para descobrir opções similares.
Continua após a publicidade