Três ferramentas para organizar o seu pós-venda
Quando se é empreendedor, fazer uma venda já é uma jornada cheia de desafios. Pasme, concluir a transação não significa cruzar a linha de chegada. Veja dicas de como melhorar a experiência do seu cliente, para que ele volte.
ó quem sabe os desafios de ser empreendedor são os que gerem seu próprio negócio. Às vezes, parece que fazer uma venda é uma maratona. Cuidado, a jornada não acaba com o apitar da máquina de cartões de crédito.
A experiência do cliente depois da venda importa tanto quanto aquela tida durante o processo. Fidelizar o cliente pode mudar o jogo para o seu negócio.
As dicas a seguir são dadas por Bruna Veríssimo, diretora de marketing e vendas da cVortex.
1. Follow-up
Em comércios online, esse momento é crucial. Manter o cliente informado sobre a entrega do produto, transporte e previsões não é nem dica, é lei.
“Esse primeiro contato ainda pode ser aproveitado para saber sobre a opinião do cliente sobre o produto ou serviço adquirido e fazer uma pesquisa de satisfação para conseguir informações de preferência para futuras abordagens”, disse.
2. Programas de fidelização
Benefícios “especiais para o cliente” brilham os olhos de qualquer um. Sabendo que tem a chance de ganhar um descontinho na próxima compra, a probabilidade de alguém voltar para o seu comércio pode aumentar. Dados da Harvard Business Review mostram que, a depender do segmento, adquirir um novo cliente pode ser de 5 a 25 vezes mais caro que reter alguém já fidelizado.
“O importante é, sem dúvidas, oferecer algo a mais para o cliente”, destaca Bruna. Para isso, a empresa pode criar um programa de pontos, lançamentos em primeira mão ou qualquer outro benefício que gere exclusividade.
3. Use datas comemorativas
Não se esqueça dos 10% de desconto no mês do aniversário. Nem da promoção de Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães…vale a pena reduzir um pouco o retorno sobre cada peça nessas épocas, e criar uma relação com aquele cliente.