Continua após publicidade

Dasa Empresas usa tecnologia para entregar mais saúde aos colaboradores

Gestão eficaz da saúde promove mudança positiva na cadeia de cuidado ao reduzir custos e oferecer qualidade de vida para os funcionários de empresas

Por Abril Branded Content
Atualizado em 20 Maio 2022, 13h38 - Publicado em 20 Maio 2022, 11h54
DASA
 (DASA/Divulgação)
Continua após publicidade

A atuação do RH em prol da saúde dos colaboradores pode – e deve – ir muito além da administração de benefícios como plano de saúde, vale-alimentação e treinamentos. A partir do momento que ela se apoia na tecnologia e no uso inteligente de dados interligados, toda a cadeia de cuidado se transforma.

O foco muda e se transfere para a busca de uma medicina preventiva, preditiva e humanizada, de forma a reduzir custos empresariais, contribuir para a diminuição da inflação do setor e oferecer mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. O impacto positivo inclui o aumento do índice de felicidade no trabalho e de produtividade, além da diminuição do absenteísmo.

Essa é a proposta da Dasa Empresas para o setor, com base em uma nova visão dos serviços de medicina diagnóstica, dos hospitais e da gestão coordenada de cuidados. “Trabalhamos para consolidar um modelo que contribua com a eficiência de custos, a exemplo de outros países, como Inglaterra e Canadá, que têm inflação de serviços médicos mais próxima à inflação do país”, explica Rafael Motta, diretor-geral da Dasa Empresas. “E, na mesma medida, ampliar o acesso de outras companhias a planos de saúde e melhorar a qualidade de vida e a saúde geral do colaborador, com impactos positivos no trabalho.”

Rafael Motta, diretor-geral da Dasa Empresas
Rafael Motta, diretor-geral da Dasa Empresas (Dasa/Divulgação)

Cases de sucesso

Continua após a publicidade

Os resultados são expressivos. De um lado, 34% dos profissionais ouvidos em 2020 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e pela Aliança para a Saúde Populacional (Asap) para a pesquisa Gestão de Saúde Corporativa percebem que a saúde dos colaboradores é considerada apenas como um custo obrigatório e, em 59% das organizações, a sinistralidade está acima de 70%.

De outro, um dos clientes da Dasa, com carteira com mais de 36 000 vidas, sendo 91% com idade superior a 50 anos, conseguiu reduzir o sinistro mensal em 18%. Ao mesmo tempo, a frequência de internação caiu 25% e o uso de pronto atendimento, 35%.

Outro cliente, que atua no segmento de produtos de higiene e medicamentos, implementou duas soluções da Dasa Empresas. Uma delas, a Gestão de Contumazes, permite acompanhar o beneficiário que usa demasiadamente o plano de saúde para oferecer orientações – 300 colaboradores se enquadravam nessa situação, com uma média de 20 consultas eletivas e 12 passagens no pronto-socorro em um ano. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os parâmetros recomendados são quatro consultas eletivas e uma passagem pelo pronto-socorro no período de um ano.

Continua após a publicidade

Outra solução, a Gestão de Senhas, permite monitorar, em tempo real, os pedidos de senhas para procedimentos de alta complexidade, alto custo e internações. Ao oferecer uma segunda opinião médica e redefinição de prestador buscando a melhor alternativa de tratamento, a companhia alcançou 2 milhões de reais de economia no sinistro pago. Somados, os dois serviços permitem melhorar o desempenho do sistema, reduzindo desperdícios e, com isso, permitindo democratizar o acesso.

Plataforma Nav

Outra solução da Dasa – maior rede de saúde integrada do Brasil – que agrega inteligência e conectividade ao setor, a plataforma digital Nav, transforma a maneira como as pessoas lidam com a própria saúde. Nela, os pacientes visualizam todos os resultados de exames realizados, acompanham a evolução clínica de forma unificada e recebem recomendações de cuidado conforme seu perfil. Também fazem agendamentos e realizam consultas via telemedicina.

Continua após a publicidade

“O paciente não apenas agenda consultas, como também interage com os profissionais de saúde, que recebem os exames de rotina, por exemplo, os avaliam e entram em contato para avisar caso seja necessário adotar uma dieta”, explica Ricardo Ramos, partner de gestão médica e tecnologia da Dasa Empresas. Para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, esse cuidado proativo é crucial.

Ricardo Ramos, partner de gestão médica e tecnologia da Dasa Empresas
Ricardo Ramos, partner de gestão médica e tecnologia da Dasa Empresas (DASA/Divulgação)

Esse novo padrão de atendimento é viabilizado pelo uso intensivo de dados integrados, analisados de forma a proporcionar ao paciente uma jornada mais fluida e amigável, e às empresas um melhor retorno sobre o investimento. “Na Dasa, já ultrapassamos o estágio inicial, que consiste em construir data lakes para reunir as informações. Agora, trabalhamos no conceito de interoperabilidade das informações, que permite agir com um grau inédito de agilidade e proatividade”, diz Ramos.

Continua após a publicidade

Do ponto de vista das empresas, a análise de dados permite identificar o perfil dos colaboradores, quem são os heavy users, quais as especialidades mais utilizadas e as que carecem de atenção preventiva especial dos gestores, além dos períodos do ano em que o serviço é mais acessado.

Em outras palavras, o uso da tecnologia posiciona a Dasa Empresas como parceira dos setores de recursos humanos, desenvolvendo parcerias estratégicas para gestão sustentável de beneficiários por meio de data-driven, health decisions e apoio de tecnológico.

Assim, oferece consultoria de serviços, coordenação de saúde, soluções empresariais e a Solução Covid Empresarial, que contempla de triagem da Covid-19 e oferta de vacinas à consultoria para a retomada das atividades. “Atuamos como consultores, capazes de oferecer inteligência ao acesso a todo o ecossistema de saúde desenvolvido pela Dasa”, resume Ricardo Ramos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.