ESG na Dasa: ações positivas para as pessoas, ambiente e comunidade
Com soluções inovadoras e foco nas demandas específicas de cada pessoa, a Dasa oferece uma experiência de saúde preventiva, preditiva e humanizada
Em Breves, município do Pará com 104 000 habitantes e área equivalente a Porto Rico1 , as distâncias são tão grandes que os centros de atendimento médico ficam, em muitos casos, a dois dias de viagem de barco. Ciente de que crianças sem saúde não vão para a escola, a Secretaria Municipal de Educação solicitou à Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, que desenvolvesse um curso de formação de parteiras. Foi o que aconteceu: 120 mulheres, que já acompanhavam o nascimento de bebês nas comunidades amazônicas, receberam formação complementar. A ação faz parte de um programa na Amazônia chamado Rede Mondó, que objetiva impulsionar o desenvolvimento social da região nos âmbitos da saúde e educação e que deve se estender até 2024.
Já em São Paulo, no Hospital Nove de Julho, que faz parte da Dasa, as equipes deixaram de descartar 1,7 milhão de aventais, o equivalente a mais de 60 000 sacos de lixo de 100 litros, em 2021. A conquista foi resultado da adoção de aventais reutilizáveis, feitos de tecido com hidrorrepelência, que passa por um processo de impermeabilização.
Esses são apenas exemplos concretos da aplicação do conceito de governança ambiental, social e corporativa da Dasa, que conta com um time de ESG para assegurar o desenvolvimento de produtos e serviços que gerem benefícios superiores aos seus impactos. “A área de saúde tem potencial para alavancar ações sociais, ambientais e de governança. A Dasa, em especial, é uma rede com grande capilaridade no território nacional que busca ser sustentável – econômica e ambientalmente”, explica Sérgio Ricardo, VP de Estratégia, Jurídico e ESG da Dasa.
Ambiental, social e governança
De fato, o setor tem muito a contribuir com a agenda ESG. Segundo levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em 2021, os investimentos em ESG realizados pelos hospitais associados ultrapassaram 119,6 milhões de reais e beneficiaram direta e indiretamente mais de 4,2 milhões de pessoas.2
Para a Dasa, que é membro e participante da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), esse compromisso se traduz em um novo modelo de gestão de saúde, que coloca as pessoas no centro das decisões e contribui para a sustentabilidade do setor.
Essa proposta é materializada em ações como o grande projeto de uso de energias renováveis. Desde 2019, a área de diagnósticos da companhia vem realizando a migração de unidades de energia para o mercado livre. A próxima etapa da iniciativa prevê a construção, ao longo de 2022, de 17 usinas solares no modelo autoconsumo remoto para atender mais de 385 unidades próprias que não se qualificam para participar do mercado livre. Além disso, buscando o fortalecimento dos seus compromissos, a companhia acaba de anunciar sua adesão ao Programa Compromisso com o Clima, em parceria com o Instituto Ekos. A iniciativa reúne empresas de diferentes setores em um modelo colaborativo para fomentar a economia de baixo carbono no Brasil.
Na frente social, desde o início da pandemia, 78 milhões de reais foram destinados a iniciativas de grande impacto, incluindo a ação do Centro de Diagnóstico Emergencial (CDE), que atuou em parceria com o Ministério da Saúde para a doação de recursos humanos e infraestrutura para o processamento de 2 milhões de exames RT-PCR para detecção de Covid-19, o equivalente a 27% do total de testes realizados pela saúde pública no Brasil em 2020.3 Outro projeto de grande relevância é o Genov, maior banco genômico privado do Brasil, que acompanha a evolução genética do Sars-CoV-2 em tempo real no país por meio do sequenciamento de 30 000 genomas completos do coronavírus.
“Em termos de diversidade e inclusão, realizamos uma revisão das políticas da área, gestão de metas, indicadores e treinamentos de liderança. Nossas frentes de atuação são: pessoas com deficiência, diversidade racial, equidade de gênero, LGBTQIAP+ e diversidade geracional”, comenta Sérgio Ricardo. A empresa alcançou alto índice de satisfação das pessoas com deficiência e oferece os mesmos benefícios (licença e inclusão de cônjuge em plano de saúde) para casais homoafetivos.
Na frente de governança, mantém a Universidade Dasa, a partir da qual são aplicados treinamentos e disseminadas comunicações relevantes sobre combate à corrupção e também sobre questões relacionadas a direitos humanos. “Sabemos do nosso compromisso para com a sociedade e buscamos atuar dentro das melhores capacidades da empresa, de forma a levar o melhor desempenho ambiental e social para a comunidade”, finaliza o executivo.
Referências:
- Breves, Pará. Disponível em https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/breves.html.
- “ESG nos hospitais”. Disponível em https://anahp.com.br/pdf/ESG_nos_hospitais_Anahp.pdf.
- “Dasa e Ministério da Saúde criam Centro de Diagnóstico Emergencial”. Disponível em https://medicinasa.com.br/centro-de-diagnostico-emergencial/.