Já pensou em receber em dólar?
Com expectativa do aumento do dólar frente ao real, este é um bom momento para buscar trabalhos que remunerem com a moeda americana
SÃO PAULO — A expectativa para este ano é que o dólar siga em alta frente ao real. Analistas já projetam que a moeda, cuja cotação tem oscilado em torno de R$ 3,70 nos últimos dias, possa subir mais até o final do ano. Apesar de ser vista com receio por muitos, a desvalorização do real pode ter um lado vantajoso para profissionais que consigam receber pagamentos na moeda americana.
Um levantamento feito pelo site 99designs, plataforma para freelancers focada em design gráfico, mostrou que mais de 90% dos profissionais brasileiros cadastrados na ferramenta se beneficiaram com a alta do dólar em 2015 e pretendem continuar faturando em 2016. “Como é uma plataforma online, as pessoas encontram designers e clientes do mundo inteiro”, diz o presidente da 99designs na América Latina, Dan Strougo.
Leia mais
+ Por que ainda não somos fluentes em inglês?
+ Quatro sites para te ajudar a comprar dólar mais barato
“O mercado está mais fraco, então buscar clientes lá fora com a ajuda da plataforma, que pagam em dólar, ajuda esse profissional a ampliar o networking, aumentar a carteira de clientes e ganhar mais”, afirma. Como a plataforma possui um sistema interno de tradução, não é preciso saber falar inglês para pegar trabalhos de clientes estrangeiros. A meta da 99designs este ano é que designers brasileiros faturem 1 milhão de dólares com a ajuda da plataforma, que cobra comissão que pode variar de 5% a 30% por projeto.