Continua após publicidade

Sandro Rodrigues, da Hinode, conta como a crise impulsionou a empresa

A empresa fundada há quase 28 anos cresceu 143% só em agosto de 2016. Produtos mais baratos e um aumento na demanda de revendedores ajudaram

Por Redação
Atualizado em 17 dez 2019, 15h19 - Publicado em 10 out 2016, 16h39

Embora tenha sido fundada em 1988, foi apenas recentemente que a empresa de vendas diretas de cosméticos Hinode se tornou conhecida pelo grande público. Impulsionada pelo modelo de marketing multinível, só no mês de agosto de 2016 a companhia cresceu 143% em relação ao mesmo período do ano anterior e chegou à marca de 1 bilhão de reais em volume de negócios acumulados.

Na edição de outubro da VOCÊ S/A você confere uma matéria contando quais são as vantagens e quais cuidados tomar ao optar pelo marketing multinível como alternativa para aumentar a renda.  Abaixo, você encontra uma entrevista com Sandro Rodrigues, presidente da Hinode.

VOCÊ S/A – A Hinode está no mercado há quase 28 anos, mas foi apenas recentemente que ela se tornou mais conhecida pelo grande público. Por que isso aconteceu?

Sandro: O nosso boom mesmo aconteceu em 2012, quando adotamos o sistema de marketing multinível e franquias. Isso gerou uma exposição maior da marca para consumidores e revendedores.

VOCÊ S/A – Por que vocês adotaram essa estratégia? O que mudou para a empresa?

Continua após a publicidade

Sandro: Entendemos que o modelo de venda direta precisava ser ampliado e que cada vez mais o consumidor comprava o produto pela conveniência, portanto, percebemos que precisávamos aumentar os nossos canais. Além da introdução do modelo de marketing de rede e o formato de franquias, também adotamos a venda on-line. Tudo isso sempre através dos consultores, sem mudar o espírito do negócio que é a venda direta.

VOCÊ S/A – Recentemente, vocês anunciaram que alcançaram 1 bilhão de reais em volume de negócios acumulados. Como conseguiram manter os resultados positivos mesmo em um período de recessão econômica?

Sandro: Este período para nós tem sido excelente por dois motivos. Com a crise, as pessoas ficam muito mais abertas a experimentarem marcas novas e que tenham preços mais atraentes, o que tem aumentado a procura pelos nossos produtos. O segundo motivo é que, devido ao cenário de aumento do desemprego, também há um interesse maior em alternativas para complementar a renda ou criar um plano B de carreira. A maioria das pessoas entra na Hinode para ter uma composição de renda e, ao longo do tempo com o desenvolvimento e crescimento da equipe de vendas, acaba deixando o mercado tradicional para se dedicar exclusivamente à venda direta.

Continua após a publicidade

VOCÊ S/A – Qual é o maior desafio da Hinode atualmente?

Sandro: Hoje nosso maior desafio é melhorar a nossa infraestrutura para atender a demanda dos nossos consultores, que cresceu bastante nos últimos anos. Estamos nos focando principalmente na expansão da nossa fábrica e investindo na construção da marca Hinode através de publicidade. Um exemplo disso é a ação que faremos na Sol Nascente, telenovela das seis da Rede Globo. A ideia é popularizar ainda mais a marca.

VOCÊ S/A – No mercado existem muitas empresas de cosméticos reconhecidas pelo grande público (Natura, Avon, por exemplo). Qual o diferencial da Hinode para continuar crescendo nesse segmento?

Sandro: Acho que o nosso maior diferencial é a relação que temos com os nossos revendedores. A Hinode nasceu na rua com meus pais e isso faz toda a diferença para entender o quanto a força de consultores externos é importante para a estratégia da empresa. O grande leque de companhias nesse segmento e o fato de os vendedores serem independentes faz com que eu precise motivar esse profissional ainda mais. Seja através de treinamentos ou incentivos, o representante precisa se sentir valorizado pela empresa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.