VetOnline24h: plataforma que permite atendimento online chega ao Brasil
Novidade desembarca no país e está a um passo de se tornar um unicórnio da tecnologia
O setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou crescimento recorde no Brasil em 2021: alta de 27% de faturamento ante 2020, segundo levantamento do Instituto Pet Brasil, que, em números, referem-se a R $51,7 bilhões. O estudo mostra que os ganhos foram impulsionados não só pela venda de animais de estimação, mas também por serviços gerais veterinários e produtos de higiene e bem-estar animal, o famoso “pet care”. Não era de se surpreender que, assim como os convênios de saúde e clínicas médicas humanos de todo o mundo tiveram que se adaptar para transformar consultas para o formato de telemedicina, as clínicas veterinárias também logo passariam a oferecer este tipo de serviço para facilitar a vida dos milhares de “pais e mães de pet” – afinal, dos 65 milhões de domicílios do país, 44,3% possuem pelo menos um cachorro e 17,7% pelo menos um gato, de acordo com dados do IBGE.
Em junho deste ano, o Conselho Federal de Medicina Veterinária regulamentou o uso da telemedicina veterinária. A prática é permitida aos médicos-veterinários com inscrição ativa no Sistema CFMV/CRMVs e às pessoas jurídicas devidamente registradas com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de um profissional regularmente inscrito. Com a resolução, profissionais veterinários ficam livres para utilizar plataformas já existentes ou desenvolver seus próprios aplicativos para exercer a função de forma digital.
Pensando em atender a alta demanda de facilitar o acesso a profissionais do ramo, surgiu a VetOnline24h.com, que inicia suas atividades no Brasil após receber uma oferta de investimento de R$ 15 MM para alavancar a telemedicina veterinária. A companhia, criada por Paulo Ricardo Lion e Morgan Parolin, criou uma inteligência artificial que auxilia na triagem on-line dos sintomas, prontuário eletrônico, armazenamento de dados e insights clínicos.
Com poucos meses de atividade em terras brasileiras, o Instagram da plataforma já conta com mais de 300 mil seguidores. O serviço promete atendimento 24 horas por meio do site, conectando o usuário aos melhores profissionais veterinários espalhados pelo mundo. Além da consulta on-line, a VetOnline24h.com também oferece serviço de consulta em domicílio, Ubervet (que levam o seu pet até a um serviço veterinário), loja on-line, plano de saúde para pets e farmácia on-line. “Nosso diferencial é não ter apenas a telemedicina veterinária. Trabalhamos com todo um contexto de dados que são recolhidos ao longo da jornada do paciente”, afirma Paulo Ricardo, diretor de tecnologia da VetOnline24h.com.
Na consulta, que pode ser agendada ou emergencial, o especialista pode facilitar diagnósticos rápidos e que, muitas vezes, assustam os “pais e mães” de pets: é possível auxiliar em casos de sintomas de depressão, ansiedade e tristeza do animal, até realizar triagem, solicitações de exames e renovação de receitas médicas – facilitando, assim, o dia a dia de quem cuida de um animal de estimação mas, pela correria, acaba atrasando possíveis consultas presenciais em clínicas veterinárias. “O profissional pode monitorar o paciente ao longo do tempo, reduzindo o número de episódios agudos e internações”, conta Paulo.
A ideia da plataforma também é facilitar o dia a dia do veterinário. Ela tem serviços de: plataforma de gestão, cursos on-line, distribuidora de equipamentos e medicamentos, laudos e laboratório on-line.
Atualmente, a startup recebeu mentorias de executivos com cargos em empresas como McDonald’s, Quinto Andar e Met. Durante a jornada, a plataforma já validou seu projeto em três das quatro fases (Ideação, Operação, Tração e Scale-Up) para ser considerada um unicórnio, ou seja, avaliada em mais de US$ 1 bilhão, e brilhar ao lado de empresas como 99, Nubank, Loft e muitas outras empresas que, como a VetOnline24h.com, surgem no mercado com ideias criativas e se expandem rapidamente, registrando rápido crescimento e conquista de usuários devido ao serviço diferenciado que se propõe a executar.