Novatas na bolsa: veja como estão as ações de quem fez IPO em 2020
Até o final de novembro, 26 empresas abriram capital no Ibovespa e a lista de espera era de quase 40 companhias.
2020 foi o ano das estreias de empresas na bolsa. Foram 27 IPOs (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês). Na B3, o ano só não foi melhor que 2007, quando 64 companhias abriram capital. No ano passado foram míseros cinco IPOs.
Apesar das estreias, houve 21 desistências. Entre elas, estão alguns nomes famosos como a Havan, Caixa Seguridade e Daycoval. Não dá para esquecer que 2020 foi, sim, um ano de crise. E aí investidores ficam com pé atrás para algumas empresas. Nesse caso, se elas insistissem na oferta de ações, colocariam muito menos dinheiro em caixa.
Além disso, tem a lista de espera de quase 40 empresas em busca de investidores na bolsa. Algumas que estão lá chegaram agora e devem tentar a estreia no próximo ano. Mas não dá para esquecer aquelas que estavam em conversas avançadas com investidores e decidiram tirar o time de campo. É o caso da gestora de shoppings Almeida Junior, que já precisou tirar a oferta da mesa duas vezes.
New kids on the block
Até novembro, as estreantes da B3 movimentaram mais de R$ 32 bilhões em operações. Além disso, em dezembro, entraram para a lista de novatas a Rede D’Or (RDOR3) e a Neogrid (NGRD3).
Veja abaixo o desempenho dos IPOs até 30 de novembro: