Continua após publicidade

70% dos profissionais acima dos 40 já sofreu preconceito por causa da idade

Levantamento feito com 4,5 mil pessoas investigou a percepção de funcionários 40+ sobre o mercado de trabalho. Veja mais.

Por Guilherme Eler
Atualizado em 18 out 2024, 09h32 - Publicado em 19 Maio 2021, 16h03
-
Team of creative people having meeting modern office (10'000 Hours/Getty Images)
Continua após publicidade

A pandemia fez mais de 3,1 milhões de brasileiros perderem seus empregos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E o número de desempregados é alto especialmente entre os mais velhos. Dados apontam que mais de 400 mil pessoas com 50 anos ou mais perderam seus empregos entre o fim de 2019 e o final de 2020. Mas o preconceito com profissionais seniores pode começar ainda mais cedo.

Foi o que indicou uma pesquisa feita pelo InfoJobs, empresa focada em tecnologias para recrutamento. O levantamento, que foi feito em abril de 2021 e ouviu 4.588 profissionais, mostrou que 70% das pessoas com 40 anos ou mais dizem já ter sido alvo de discriminação por causa de sua idade.

Para 78% dos entrevistados, o mercado não dá as mesmas chances para jovens e profissionais acima dos 40 anos. Além disso, 68% afirmou que, de acordo com sua experiência, manter-se atualizado (fazendo cursos, buscando capacitação profissional e investindo na própria carreira, por exemplo) nem sempre é suficiente para garantir um emprego.

A falta de oportunidades de trabalho é o principal obstáculo para a maioria dos colaboradores 40+ caso de 61% dos entrevistados pela pesquisa. Outras dificuldades, porém, não chegam a 15% das respostas. 

“Isso realmente acontece, há menos oportunidades para profissionais mais experientes. É quase como um funil, as opções para cargos iniciais são muito numerosas, enquanto para cargos mais seniores, são cada vez menores. Fora que quanto mais experiência você tem, você é mais caro para uma empresa”, diz Ana Paula Prado, porta-voz do InfoJobs. 

Continua após a publicidade

Não à toa, 15% das empresas analisadas na pesquisa do InfoJobs têm até 5% do quadro de funcionários composto por pessoas com mais de 40. Para a maior parcela das companhias, caso de 26% do total, profissionais 40+ representam menos de 20% do total de colaboradores.

“Mesmo sabendo que esses profissionais vão agregar no dia a dia, muitos recrutadores, e até mesmo empresas, ainda têm em mente que pessoas mais velhas não são mentalmente ágeis, não lidam bem com mudanças e não têm energia conceitos que estão totalmente ultrapassados e devem ser ressignificados”, completa Prado. 

Questionados sobre como podem se destacar no mercado de trabalho, 26% dos entrevistados disseram acreditar que a chave é mostrar um maior comprometimento. O maior tempo de experiência e a capacidade de adaptação dos profissionais aparecem em segundo lugar, sendo a resposta de 18% dos entrevistados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.