Continua após publicidade

Duralex, dos “pratos inquebráveis”, não resistiu ao coronavírus e quebrou

Vidraria francesa entrou com pedido de recuperação judicial em setembro. No Brasil, marca pertence à Nadir Figueiredo e não será afetada.

Por Redação
Atualizado em 17 out 2024, 10h41 - Publicado em 20 out 2020, 16h00
 (Getty Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Famosa por seus pratos marrons “inquebráveis”, a vidraria francesa Duralex não resistiu ao coronavírus e quebrou. No final de setembro, a empresa, que conta com 248 funcionários, entrou com um pedido de recuperação judicial na França.

Segundo o CEO da empresa Antoine Ioannidès, em entrevista ao jornal Le Monde, a Duralex perdeu 60% do seu faturamento com a queda das exportações devido à pandemia. Com sede na cidade de Orléans, no sul da França, 80% da produção da empresa ia para fora do país.

A fabricante de louças de vidro, que tem 75 anos de história, sofre com problemas financeiros há alguns anos. Em 2006, longe do auge nos anos 70 e 80 e com uma dívida de 8 milhões de euros, a empresa teve um dos fornos da antiga fábrica fechado por falta de pagamento de contas de luz.

Um ano depois, em 2007, o acúmulo de dívidas com credores quase a levou a uma liquidação judicial forçada. Porém, na época, a Duralex apresentou algumas garantias financeiras e conseguiu escapar do processo.

A situação piorou em 2017, quando um acidente com um forno reduziu a produção por mais de um ano. Daí veio a pandemia e a fabricante, que já estava combalida, teve de entrar ela mesma com o pedido de recuperação judicial.

Agora, a Duralex terá seis meses para apresentar um plano e salvar os negócios ou decretar falência definitiva. No Brasil, a marca pertence à companhia Nadir Figueiredo e não deve ser afetada pelos dilemas da irmã francesa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.