Empresas em crescimento enfrentam desafios na jornada do negócio
Uso estratégico de dados permite cumprir prioridades, superar concorrentes maiores e startups, além de melhorar as experiências de clientes e colaboradores
As empresas em fase de expansão se veem diante de uma série de desafios. Precisam ajustar processos em meio a um cenário de transições aceleradas, sem perder a coerência com a missão e o propósito original, mas inserindo transformações importantes na direção de ganhar eficiência e melhorar a experiência tanto dos colaboradores quanto dos clientes.
Na medida em que aumentam a base de clientes, fornecedores e até mesmo investidores, colocam-se diante da concorrência com grandes corporações, mais sólidas e tradicionais – e também precisam lidar com o risco de encarar a obsolescência ante startups recém-criadas.
Não por acaso, a chamada Empresas em Crescimento foi uma das nove trilhas que formaram a programação do SAP NOW Brasil 2021. Realizado de forma virtual pelo segundo ano consecutivo, o principal evento de tecnologia e negócios do Brasil chegou à 26ª edição abordando o tema “Empresas inteligentes em rede em um mundo em transformação”.
Ao longo de dois dias, mais de 300 especialistas de diferentes setores, como tecnologia, negócios, economia e sustentabilidade, compartilharam suas experiências e seus insights para ajudar as organizações a superar os desafios e abraçar as oportunidades proporcionadas pelas transformações nos negócios. Parte da programação continua disponível online, na trilha de vídeos disponível na página da SAP no Portal da Empresa Inteligente.
Soluções inteligentes
“As empresas que se tornaram resilientes diante dos desafios que estamos vivendo viraram referência no mercado”, lembrou Mario Tiellet, vice-presidente de empresas em crescimento na SAP, durante o evento.
Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria do IDC Brasil, também participou do SAP NOW Brasil. Ele apresentou um estudo, realizado com exclusividade para a SAP, a respeito de tendências na evolução da gestão dos negócios e de formas como as soluções inteligentes impulsionam a digitalização.
“As prioridades de negócio se ajustam diante de uma realidade transformada pela pandemia”, informou. De fato, em 2018 a redução de custo era prioritária para 60% dos pesquisados. Em 2021, o percentual caiu para 52%, assim como o aumento da produtividade foi de 64% para 48% no período.
Já a privacidade de dados, a conformidade e a experiência do consumidor cresceram em relevância. “A grande importância dos canais digitais faz com que as organizações busquem um melhor equilíbrio entre o físico e o digital, sem tirar o olhar das questões de conformidade e privacidade”, resumiu Ramos.
O estudo indicou os pilares-chave para a evolução na gestão dos negócios: integração de processos e soluções de gestão, utilização de dados e geração de insights, gestão do capital humano e desenvolvimento, interação com a cadeia de valor, capacidade de inovação, otimização de compras e suprimentos e gestão da experiência dos clientes.