Qual é o futuro da educação?

No sétimo episódio do Rádio Peão, o podcast da VOCÊ S/A, explicamos como as escolas, universidades e profissionais devem se preparar para o ensino do futuro

Por Redação VCSA
Atualizado em 16 out 2024, 17h54 - Publicado em 25 set 2019, 06h00
 (VOCÊ S/A/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, um terço das habilidades que são consideradas importantes no mercado de trabalho irá mudar até o próximo ano. E três competências serão as mais importantes para os profissionais: resolução de problemas complexos, pensamento crítico e criatividade. Essas não são habilidades facilmente conquistadas depois de um workshop ou de uma palestra, mas capacidades que começamos a desenvolver durante a infância e que continuamos a aprimorar durante toda a vida.

Não é à toa, por exemplo, que outra competência que tem se tornado cada vez mais importante – e cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho – é o aprendizado contínuo, um conceito que prega que todos nós seremos eternos aprendizes.

Mas como a educação deve acompanhar esse movimento? Será que as escolas e universidades estão preparadas para lidar com esse futuro complexo? Essas serão algumas das questões debatidas no sétimo episódio do Rádio Peão, o podcast semanal da VOCÊ S/A.

Quem conversa com a editora Elisa Tozzi e com a repórter Luísa Granato são Ana Inoue, assessora de educação no Itaú BBA e diretora do Centro de Estudar Acaia Sagarana no Instituto Acaia, que auxilia alunos da rede pública nos estudos; e Cláudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie, edtech referência em aprendizagem.

O programa está dividido em dois blocos. No primeiro, os entrevistados discutem quais são os modelos de ensino do futuro e qual é o papel da tecnologia na educação. “Antes o acesso ao conteúdo era restrito, estava presente na mente dos grandes educadores. E a forma mais ágil de distribuir esse conteúdo era colocar todo mundo dentro de uma sala de aula para essa pessoa distribuir o conhecimento. Hoje o conteúdo está acessível. E aí que está o grande desafio: o fato de estar acessível não significa que o conteúdo seja de qualidade”, diz Cláudio.

Continua após a publicidade

No segundo bloco, os especialistas falam sobre o contexto brasileiro e explicam o que governo, empresas e profissionais devem fazer para que tenhamos uma educação melhor no futuro. “Existe um distanciamento da sociedade em relação a educação . Temos que pensar que a equidade é um fator de desenvolvimento social, econômico, cultural. Se a gente não diminuir as desigualdades no Brasil, todo mundo sai perdendo. Todos os países que estão melhores do que o Brasil hoje colocaram a diminuição da desigualdade como um fator decisivo. A gente desperdiça a inteligência, a criatividade e a capacidade de milhares de jovens que poderiam fazer do Brasil um país melhor”, diz Ana.

Ouça o episódio completo aqui:

Continua após a publicidade

 

 

Você também pode ouvir o podcast Rádio Peão em outros navegadores: Deezer, Spotify, Pocket Casts, Podcast Addict e YouTube!

Ouça os episódios anteriores do Rádio Peão:

#6: Aprenda a negociar melhor
#5: Vamos morrer de tanto trabalhar?
#4: Você está pronto para mudar de carreira?

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.