78% pretende levar o celular para os blocos de Carnaval
Pesquisa realizada pelo Mercado Pago também aponta que Pix e cartão de crédito são os meios de pagamento preferidos pelos foliões.

Pesquisa realizada pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, aponta que 78% dos entrevistados pretendem levar o celular para os blocos de rua durante o Carnaval. A pesquisa foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2025 com mais de 3.100 pessoas em todo o Brasil.
Além disso, os dados revelam que o cartão de crédito e o Pix são os meios de pagamento preferidos para a ocasião.
“A preferência pelo cartão de crédito mostra que a modalidade de pagamento segue sendo uma grande aliada em momentos de conveniência para o consumo dos brasileiros, no dia a dia e em datas grandiosas que movimentam a economia do país, como o Carnaval”, analisa Felipe Castano, head de marketing do Mercado Pago no Brasil.
Celular na folia
Segundo o executivo, o aparelho celular faz parte do dia a dia das pessoas e não seria diferente no Carnaval. “O celular é um item que está sempre junto aos foliões, seja para fotografar os momentos de diversão, se comunicar com os amigos e também realizar pagamentos do seu consumo durante a festa”, afirma. 72% dos entrevistados pretendem realizar os pagamentos usando o aparelho, sendo que 41% prefere essa modalidade devido a praticidade e rapidez, enquanto 27% escolhem pagar com celular devido a segurança (não levar dinheiro em espécie).
No ano passado, os dados da pesquisa mostraram que 60% dos entrevistados costumavam levar o celular para os bloquinhos, já em 2025 esse número subiu para 78%, mostrando que o aparelho se torna cada vez mais indispensável.
Quando perguntados sobre qual o meio de pagamento que pretendem usar durante o Carnaval, 41% responderam Pix, 38% cartão de crédito, 17% saldo em conta ou cartão de débito e apenas 4% linhas de crédito.
Já quando o assunto é pagamento por NFC, o Pix é a modalidade mais citada pelos entrevistados com 51%, seguido pelo cartão de crédito por aproximação (28%), cartão de débito por aproximação com (12%) e apenas 5% não optam pela NFC e preferem pagar com dinheiro em espécie. Por último, uma parcela pequena afirma que tem a intenção de experimentar o Pix por aproximação (3%).
Planejamento financeiro e segurança
Com a popularização do celular como ferramenta para pagamentos, também cresce a preocupação com a segurança. O estudo mostra que 95% dos entrevistados costumam tomar algum cuidado especial com segurança ao realizar pagamentos via celular no Carnaval, como conferir os dados antes de confirmar a transação (54%). Além disso, entre os respondentes que disseram que levariam o celular para os blocos de Carnaval, só 50% afirmam que pretendem ativar medidas extras de proteção no aparelho.
Caso percam ou tenham o celular roubado, 76% disseram que a primeira providência será entrar em contato com a instituição financeira para bloquear a conta e o cartão, enquanto 15% trocariam as senhas e 8% apagariam os dados remotamente.