Como funciona o Pix parcelado?
Ainda sem lançamento previsto pelo Banco Central, essa modalidade de pagamento já está disponível em alguns bancos. Entenda as diferenças para a versão tradicional do Pix.

O Pix revolucionou as transações financeiras no Brasil. Em pouco tempo, ele se tornou a forma de pagamento predileta de várias pessoas, pela vantagem de ser instantâneo, gratuito e prático.
Para adicionar as novidades de pagamento, vários bancos e instituições financeiras apresentaram uma nova modalidade: o pix parcelado.
Ainda sem um lançamento oficial vindo do Banco Central, esse tipo de pagamento promete ainda mais flexibilidade para os usuários, permitindo que compras e transações feitas por Pix também sejam parceladas.
Funciona mais ou menos como crédito ou financiamento. Como ele ainda não é uma modalidade de pagamento oferecida oficialmente pelo Banco Central, não há uma regra unificada para seu funcionamento – cada instituição financeira escolhe seus próprios critérios.
Essa é a mais óbvia diferença entre o Pix parcelado e o Pix tradicional: o dinheiro não sai da sua conta inteiro de uma vez, ele é dividido em parcelas mensais. Esse valor entra na fatura do cartão ou na sua conta corrente, a depender da instituição financeira, como uma compra convencional, e será cobrado em parcelas a partir do próximo vencimento.
Contudo, quem está do outro lado da operação, recebendo o Pix, já recebe o valor integral no momento do pagamento.
O Pix surgiu como uma alternativa aos pagamentos em dinheiro e à TED. Agora, o Pix parcelado surge com algumas semelhanças ao funcionamento do cartão de crédito – já que permite que o usuário realize uma transação e pague o valor total em várias parcelas mensais.
O Pix parcelado oferece, sim, algumas vantagens comparado às outras formas de pagamento. O principal benefício é justamente a possibilidade de dividir o valor de uma compra ou pagamento em várias parcelas. Essa maior flexibilidade de pagamento permite que o consumidor administre melhor o orçamento mensal.
Ele também é uma alternativa ao cartão de crédito disponível para quem não possui limite disponível ou prefere não comprometer o cartão com grandes valores. Além disso, opera com a mesma agilidade e praticidade que o Pix tradicional.
Contudo, é sempre importante averiguar especificamente como o seu banco opera essa modalidade: quais as taxas e os juros? Como funciona o pagamento da primeira parcela? Quantas vezes o valor pode ser dividido? Tudo isso vai pesar na hora de escolher como pagar.