INSS suspende contrato com Crefisa após reclamações de beneficiários
Instituto detectou dificuldades no pagamento de benefícios e venda casada de produtos. Empresa atende mais de 1 milhão de beneficiários e nega irregularidades.
Em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (21), o INSS anunciou a suspensão parcial do contrato com a empresa de crédito pessoal Crefisa. A decisão, informa nota divulgada pelo Instituto, foi tomada após uma série de manifestações dos beneficiários e reclamações registradas em ofícios encaminhados pelo Procon, Ministério Público Federal e a OAB.
A suspensão tem como objetivo cessar irregularidades e se aplica apenas às novas concessões de benefícios. Em 2024, a Crefisa conquistou 25 dos 26 lotes do leilão para pagamento de benefícios e atualmente atende mais de 1 milhão de beneficiários do INSS.
De acordo com INSS, entre as principais irregularidades identificadas estão:
- Dificuldade ou impedimento no recebimento do benefício: registros de atrasos, recusas de pagamento e limitações para saque;
- Coação para a abertura de conta corrente e venda casada de produtos;
- Falta de estrutura adequada nas agências bancárias: filas extensas, ausência de caixas eletrônicos (ATMs) e inadequação do espaço físico;
- Portabilidades indevidas e não autorizadas;
- Falta de um sistema de triagem e emissão de senhas;
- Falta de informações claras e atendimento inadequado.
Ainda em nota, o INSS disse não compactuar com “práticas que acarretem prejuízos ou desconfortos aos beneficiários, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social” e que a transparência e a segurança no atendimento são princípios irrenunciáveis na relação com os segurados. “O Instituto reitera seu compromisso de fiscalizar e exigir que todas as instituições bancárias parceiras prestem serviço com a qualidade e o respeito que aposentados, pensionistas e demais beneficiários merecem”, declarou.
Procurado pela VOCÊ S/A, o banco afirmou ter recebido com surpresa a notícia da suspensão, “uma vez que não foi formalmente comunicado por parte do INSS até o momento sobre qualquer medida nesse sentido”. A instituição também negou as irregularidades, apontando que realiza o pagamento de benefícios de modo ininterrupto desde 2020 e que seus Postos de Atendimento cumprem com todos os requisitos impostos pelo INSS.
Leia a íntegra da nota da Crefisa
“Sobre as notícias veiculadas nesta data a respeito da suspensão parcial do contrato de prestação de serviços com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Banco Crefisa informa que recebeu com surpresa as informações divulgadas, uma vez que não foi formalmente comunicado por parte do INSS até o momento sobre qualquer medida nesse sentido.
O Banco Crefisa vem prestando regularmente o serviço de pagamento de benefícios desde 2020, sem qualquer interrupção, não havendo reclamação de qualquer Beneficiário de que tenha deixado de receber seu benefício, dentre os mais de 1 milhão de Beneficiários atendidos em todo o território nacional.
Desde que iniciada a prestação dos serviços, o Banco Crefisa já investiu mais de R$1 bilhão de reais em tecnologia e na ampliação e modernização de seus Postos de Atendimento, cumprindo os contratos estabelecidos e atendendo a todos os requisitos impostos pelo INSS. A estrutura dos espaços físicos é adequada e há caixas eletrônicos em todos os Postos de Atendimento para realização de saques. Portanto, não há dificuldades ou impedimento para recebimento dos benefícios, assim como não há atrasos, recusas de pagamento e limitação para saque.
Nenhum contrato é celebrado sem autorização dos clientes. Há um processo claro de contratação e todos os contratos são assinados. Não há coação para abertura de conta corrente e venda casada de produtos e prova disso é que menos de 5% dos mais de 1 milhão de Beneficiários atendidos abriram conta corrente na instituição.
Quanto ao sistema de triagem e emissão de senhas, já existe em todos os Postos de Atendimento Bancário, mas já está sendo implantada uma solução ainda mais moderna e com novas funcionalidades para aprimorar o gerenciamento do atendimento.
Por fim, é importante esclarecer que nenhuma empresa, independentemente do seu porte, segmento de atuação ou excelência nos serviços prestados está imune a receber reclamações de seus clientes. A métrica adequada para avaliar a qualidade dos serviços é a taxa proporcional de reclamações, ou seja, o número de queixas em relação ao total de clientes ou de operações realizadas, que permite uma análise justa e equilibrada. Em relação ao Banco Crefisa, a taxa proporcional de reclamações é extremamente baixa, de menos de 1%.
O Banco Crefisa reitera que não praticou qualquer irregularidade e que vem cumprindo integralmente as cláusulas do contrato vigente, respeitando todos os critérios legais e contratuais estabelecidos, reforçando seu compromisso com a ética, a legalidade e a boa-fé contratual.”
O caso do arroz é uma aula de economia a céu aberto





