Mais da metade das conversas entre amigos são sobre trabalho no Brasil
Em novo estudo, a plataforma de idiomas Preply indicou que dilemas relacionados ao trampo são mais comuns do que os sobre lazer e família. Ainda, 54% dos brasileiros preferem fazer amigos dentro do local de trabalho. Veja.
As questões relacionadas ao trabalho foram eleitas como assunto principal das rodas de conversa entre amigos no país. É isso que mostra um novo estudo da Preply, plataforma online de aprendizagem de idiomas, feito no começo de julho com 500 brasileiros.
Segundo o levantamento, desabafos, dilemas e histórias que rolaram em horário comercial são tema recorrente em 55,6% das conversas. Filmes, livros e séries ocupam o segundo lugar, com 53,2%, e atualizações de vida em seguida, com 50,6%. Confira o ranking completo:
A pesquisa também revelou que o trabalho não é só o assunto favorito dos brasileiros, mas também o local em que eles mais gostam de engatar amizades. 53,4% dos entrevistados afirmou que o local de trabalho é onde eles mais tendem a fazer amigos, ao lado dos eventos sociais (33,8%) e a escola ou universidade (31,6%).
Amigo é amigo, trabalho é trabalho?
Digamos que você acorde às oito da manhã e dorme meia-noite. Das dezesseis horas que esteve acordado, nove delas foram no ambiente de trabalho (contando o almoço que, geralmente, também rola junto aos colegas de equipe). Ou seja: a maior parte do seu tempo acordado – cerca de 56% dele – é dedicado única e exclusivamente ao trampo (há empresas querendo mudar isso, vide semana de quatro dias. Mas, por hora, ainda é assim que a banda toca).
Pelo viés lógico, os dados da pesquisa fazem sentido. É natural que o local em que mais passamos nossos dias seja mais tópico de assunto, e onde mais fazemos novas amizades. Ainda sim, existe uma mitologia corporativa que vê com olhos cautelosos, e até negativos, as amizades no trabalho – como se essas duas instituições não pudessem coexistir de modo saudável e produtivo.
Cauê Oliveira, Diretor do Ecossistema Great People, não enxerga dessa forma. Em seu livro Great Leader to Work, o especialista ressalta que a amizade no trabalho aumenta a permanência dos funcionários na equipe, além da qualidade no trabalho.
Um relatório feito pela Lifeboat descobriu que 36% das pessoas conheceram pelo menos um de seus melhores amigos no trabalho. Outro estudo, feito por um pesquisador da Universidade de Alexandria, descobriu que 71% das pessoas com amigos no trabalho gostam de trabalhar em suas empresas. Entre aqueles que não têm laços do tipo, o número cai para 24%.
“Amizades do trabalho são uma coisa extraordinária”, diz Cauê. “Além de ser positivo para os colaboradores, isso também traz mais vantagens competitivas para as organizações.”