UFC oferece capacitação gratuita em Inteligência Artificial
São 220 vagas disponíveis para formação técnica e empreendedora. Interessados de todo o Brasil podem se candidatar até 22 de agosto.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas para um curso de capacitação em Inteligência Artificial. Com 220 vagas disponíveis, a formação é gratuita e oferecida em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). Interessados de todo o Brasil podem se candidatar até 22 de agosto via formulário de inscrição.
Sobre o curso
De caráter técnico e empreendedor, a capacitação está dividida em três fases. Na Fase I, os alunos selecionados aprenderão técnicas de Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Visão Computacional que podem ser aplicadas a negócios das mais diversas áreas, incluindo indústria, saúde, energia e comércio. Essa fase terá duração de 5 meses, com carga horária de 360h e aulas ministradas de modo remoto e síncrono em plataformas virtuais de aprendizagem.
Já a Fase II é reservada aos 50 alunos com melhor desempenho na primeira etapa e consiste em uma residência tecnológica em IA. Os estudantes serão inseridos no dia a dia de empresas que trabalham com soluções de Inteligência Artificial e poderão desenvolver projetos práticos com acompanhamento de mentoria especializada. Também terão acesso à recursos tecnológicos avançados de IA e a uma rede de networking de inovação.
Essa etapa exige dedicação exclusiva de 40h semanais e os selecionados receberão bolsas no valor de R.800,00 mensais por até 10 meses.
Finalmente, ao fim do período de residência, os estudantes interessados poderão participar da Fase III, que foca em capacitação empreendedora em IA. Para participar, é necessário enviar propostas para estruturação de até 10 startups. As empresas selecionadas integrarão um programa de aceleração com duração de até 7 meses.
Requisitos
A formação é destinada a estudantes ou graduados em cursos reconhecidos pelo MEC nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e afins. Para participar do processo seletivo também é necessário ter um currículo Lattes.
A seleção
Na primeira etapa, todos os candidatos deverão responder a uma prova de múltipla escolha, realizada remotamente. Os aprovados passarão para a segunda etapa, que consiste na análise do currículo e histórico escolar pelo comitê avaliador. O resultado final será divulgado no dia 16 de setembro via e-mail e nos sites da capacitação e da FDTE.
Para mais informações, incluindo o conteúdo programático da prova e bibliografia para estudo, consulte o edital.





