Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta BlackFriday: Digital Completo por 1,99

Salário maior ou mais benefícios: o que os brasileiros preferem?

Estudo do LinkedIn investigou se trabalhadores estão dispostos a ganhar menos em troca de flexibilidade, chance de crescimento ou redução na carga de trabalho.

Por Gabriela Teixeira
27 ago 2025, 08h00
Uma calculadora em cima de notas de dinheiro, ao lado de uma pilha de moedas.
 (Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

Responda rápido: você aceitaria ter um salário menor, mas receber mais benefícios? Se disse sim, saiba que faz parte de uma minoria entre os trabalhadores brasileiros, de acordo com o Índice de Confiança do Trabalhador do LinkedIn.

A partir de entrevistas realizadas entre março e junho deste ano com 1700 pessoas, a plataforma descobriu que 46% dos brasileiros não aceitariam ganhar menos em troca de flexibilidade no trabalho. A proposta, que é a mais tentadora para os participantes da pesquisa, só seria aceita por 33%. Metade dos entrevistados também não faria tal acordo por uma chance de crescer na carreira ou por uma redução na carga de trabalho.

O estudo revela ainda que os homens são mais propensos a aceitar uma redução na remuneração: 36% a mais escolheriam a flexibilidade e 35% a oportunidade de crescimento, em comparação com as mulheres.

Prioridades

De acordo com Panorama Empregabilidade 2025, publicado pela Sólides, para 62% dos trabalhadores brasileiros o salário é o fator mais importante na escolha de uma vaga. Em seguida no ranking aparecem as oportunidades de desenvolvimento na empresa (52%), o pacote de benefícios (43%), a flexibilidade ou possibilidade de trabalhar remotamente (35%) e as chances de aprender novas habilidades (31%).

Além desses critérios, 88% dos entrevistados também disseram levar em consideração o engajamento das empresas em ações ESG e seus posicionamentos em causas sociais. Entre as iniciativas mais valorizadas, destacam-se a promoção do bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores, apontada por 59% dos respondentes, e a criação de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, sinalizada por 55%.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

BLACK
FRIDAY

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.