Leo Caparroz

Exclamações deixam sua mensagem mais amigável e não prejudicam sua competência

SOCIEDADE

Um trio de pesquisadores investigou uma questão importante da comunicação digital: como diferentes pessoas usam pontos de exclamação e como isso afeta a percepção dos outros sobre a mensagem.

Eles perceberam que os receptores acham o comunicador mais caloroso e mais entusiasmado quando a mensagem tem exclamações e que não tem nenhum prejuízo na percepção de competência.

A comunicação é formada 93% pela linguagem não verbal, dividida entre voz e linguagem corporal – 38% e 55%, respectivamente. Só o restante, 7%, são palavras propriamente ditas

Na era da internet, as nuances não verbais ficam bem complicadas. Como a maior parte da comunicação digital é feita quase que exclusivamente com palavras, é como se 93% da informação acabasse se perdendo.

Por causa disso, a forma como você escreve suas mensagens acaba virando uma preocupação séria.

A exclamação surge como uma tentativa de quebrar parte da frieza da mensagem. Mas pode gerar preocupações para quem escreve: isso me faz parecer pouco sério? Faz os outros duvidarem da minha capacidade?

Os cientistas primeiro consideraram as expectativas em torno do uso das exclamações. Segundo eles, a maioria dos receptores as usa como um possível indicador do gênero.

Eles perceberam que quando um e-mail de trabalho era escrito com exclamações, 61% dos participantes esperavam que o autor fosse mulher; quando o e-mail era escrito só com vírgulas e pontos finais, apenas 21% esperavam o mesmo.

Segundo os pesquisadores, as mulheres eram mais propensas a achar que precisam usar exclamações nas mensagens. Por outro lado, os homens eram mais propensos a acharem que não deveriam usar exclamações.

As mulheres também pareciam bem mais conscientes do que os homens sobre o uso de pontos de exclamação. Elas eram mais propensas a sentir que os usavam muito, em oposição a eles, que pensavam usar sempre a quantidade certa.

E elas se preocupavam mais do que eles com a forma como os outros as percebem com base no seu uso de exclamações.

Mas será que essa preocupação tem fundamento? Afinal, como os pontos de exclamação influenciam a percepção das pessoas sobre a mensagem?

Para descobrir, os cientistas pegaram mensagens diferentes, variando a quantidade de exclamações e o gênero do remetente, e pediram para que os entrevistados contassem suas avaliações.

Segundo eles, mensagens que incluíam pontos de exclamações tinham uma percepção mais positiva e causavam nos destinatários um maior desejo de trabalhar com quem a enviou. E esse efeito não dependia do gênero do comunicador.

O uso da pontuação também não mudou em nada a percepção de competência de quem enviou a mensagem.

"Para os funcionários, especialmente mulheres, nossas descobertas devem ajudar a aliviar as preocupações com o uso excessivo de exclamações. […] [O impacto] é mais propenso a ser positivo do que negativo", concluem os pesquisadores.