Da Redação

Cinco dicas para brilhar na entrevista de estágio 

CARREIRA

Abrir as portas do mercado de trabalho é, sem dúvida, um exercício desafiador, ainda mais para candidatos em início de jornada.

Conforme pesquisa O Perfil do Estagiário no Brasil, os fatores que mais preocupam estudantes candidatos às vagas são a habilidade para demonstrar competências em pouco tempo e capacidade de se apresentar de modo eficiente.

Raquel Carvalho, analista sênior de recrutamento e seleção na Companhia de Estágios, comenta sobre como se portar durante as entrevistas de estágio: “Essa é a hora de mostrar quem você é, com autenticidade, maturidade e vontade de aprender”.

“O período de entrevistas serve tanto para o candidato demonstrar seu interesse na vaga quanto para avaliar se aquela oportunidade e ambiente combinam com ele e podem agregar experiência e crescimento desejado”, diz.

A seguir, a especialista compartilha cinco dicas essenciais para ter o melhor desempenho durante as entrevistas.

Pense por que escolheu seu curso, quais experiências marcaram sua trajetória e quais pessoas você mais admira profissionalmente. Isso vai te ajudar a contar sua história com mais clareza e segurança.

Pare e reflita

Evite respostas genéricas. A dica aqui é pesquisar sobre a empresa para conseguir elaborar respostas interessantes, com um toque de espontaneidade.

Prepare-se para responder “Por que quer essa vaga?”

Uma forma de fazer isso com naturalidade é conferir as redes sociais da empresa e se inteirar dos principais projetos em que ela está envolvida no momento.

É muito comum que recrutadores confirmem experiências e informações listadas no currículo, portanto, é importante que ele seja verdadeiro. Experiências extracurriculares valem como um plus.

Currículo vai no papel e na ponta da língua

É importante estar em um local organizado, bem iluminado, com câmera fixa e se manter em um único ambiente.

Para entrevistas online, prepare o seu ambiente

Caso haja interrupções que não possam ser resolvidas (barulhos externos muito altos ou queda de internet), a dica é manter a calma, avisar o recrutador e solicitar remarcar a entrevista.

Recrutadores consultam perfis em redes sociais, logo postagens polêmicas, desrespeitosas ou incompatíveis com o ambiente profissional podem influenciar negativamente a decisão.

Redes sociais também contam

Já o LinkedIn, embora ainda não seja amplamente utilizado por estagiários, pode funcionar como um diferencial. Um perfil bem estruturado transmite proatividade e interesse profissional.