Mais do que vale-refeição: conheça 10 coisas sobre a Sodexo
Líder mundial em benefícios corporativos, a Sodexo testa seus novos produtos com os próprios funcionários. Conheça essa e outras práticas da companhia.
Não é só vale-refeição. Não é só vale-academia. O mundo dos benefícios corporativos hoje é bem mais recheado. Funcionários das empresas mais generosas nessa seara ganham assinaturas de streamings de música e de vídeo, vale-passagem aérea, crédito para andar de Uber, games para download.
Tudo isso vem em uma carteira digital pré-paga, igual um vale-refeição, mas que dá para usar em um monte de outros serviços – de acordo com o que cada empresa libera em seu pacote de benefícios.
Quem inventa essas coisas nem sempre é a empresa onde você trabalha. O mais comum é que a iniciativa venha de companhias especializadas em mimos corporativos. É o caso da Sodexo Benefícios e Incentivos – bem conhecida pelos seus vales-refeição.
Durante a pandemia, a multinacional francesa lançou o cartão Sodexo Multi. Foi a resposta a uma pesquisa feita com 7 mil entrevistados. A pergunta era: “Qual benefício você gostaria de receber da sua empresa durante a quarentena?” 95% responderam que a melhor solução era um cartão flexível, que pudesse ser usado no que precisasse – nem que fosse comprar minecoins do Minecraft para manter a sanidade mental. E voilá, a Sodexo fez. Esse “novo vale” é personalizável. Cada empresa decide com o que seus funcionários podem gastar.
Quando a empresa quer lançar um benefício novo, o primeiro passo é testar a viabilidade e aderência dele com os próprios funcionários. Se a avaliação interna for positiva, eles abrem a oferta para as empresas-clientes; senão, fazem melhorias e tentam novamente ou descartam o plano. Uma vez aberto para o mercado, o produto passa a fazer parte da carteira de benefícios dos funcionários da Sodexo.
A história do cartão Multi foi um pouco diferente. Ele foi criado para os funcionários ainda em abril, com o objetivo específico de ser um auxílio financeiro na compra de móveis para home office, pagamento de energia elétrica e internet, entre outras necessidades do modelo de trabalho remoto. Se você está em home, pode imaginar: foi um sucesso. Em seguida, ampliaram o cardápio de compras possíveis. E essa é a versão que foi para o mercado.
Benefícios em dobro
A Sodexo Benefícios e Incentivos é o braço mais conhecido da Sodexo em si. A marca, que nasceu em 1966 em Marselha, tem outras duas frentes: a de Serviços On-site (que faz a gestão de restaurantes em empresas, por exemplo) e a de Serviços Pessoais e Domiciliares (como cuidadoria de idosos). Esses três ramos somam mais de 100 milhões de consumidores, nos 67 países em que está presente.
No Brasil, a mais conhecida é a divisão de Benefícios e Incentivos. Ela tem 650 funcionários no país, 103 mil empresas clientes e uma carteira com 5,9 milhões de usuários.
Entre os produtos que eles oferecem estão também cartão de combustível, vale-cultura (para livros, peças teatrais, exposições), cartão-presente (para bonificações de desempenho ou tempo de empresa), gympass e o Apoio Pass, outro produto recente, que oferece orientação psicológica e jurídica para os clientes. Entre abril e agosto – período crítico de restrições na quarentena –, o serviço teve um aumento de 567%.