Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine com preço absurdo

Uma liderança ética pode aumentar o bem-estar e o desempenho – mesmo no trabalho remoto

Os gestores ainda podem fornecer liderança ética em ambientes remotos se forem capazes de transmitir cuidado genuíno aos funcionários.

Por Leo Caparroz
17 abr 2025, 15h00 • Atualizado em 17 abr 2025, 15h22
-
 (Hinterhaus Productions/Getty Images)
Continua após publicidade
  • Muitos empregos migraram para a atuação remota. Com isso, gestores e funcionários passaram a interagir com frequência por meio de videochamadas, emails e mensagens, em vez de pessoalmente. 

    Isso trouxe várias preocupações para a liderança das empresas, preocupadas com questões como comprometimento, cultura, dedicação e desempenho. Muitos deles temiam que a migração para o trabalho remoto iria prejudicar esses parâmetros. Eles tinham medo de que esse novo regime limitasse a capacidade dos funcionários de se conectarem com seus líderes, dificultando a construção de uma cultura ética forte.

    Segundo um grupo de pesquisadores, uma maneira de garantir o compromisso dos funcionários com a empresa são bons líderes. Os colaboradores tendem a ter um melhor desempenho, bem-estar e comprometimento quando sentem que são supervisionados por líderes éticos – mesmo trabalhando remotamente.

    “A liderança ética é evidente em uma organização quando os funcionários reconhecem valores como integridade, justiça e cuidado com os outros por meio das ações de um líder”, escrevem os pesquisadores envolvidos. As informações são baseadas em três estudos com vendedores, conduzidos entre 2021 e 2024, com o objetivo de entender como a liderança ética é percebida em um ambiente de trabalho remoto.

    “Em todos os estudos, nossos resultados mostraram que, quando os vendedores percebem seus líderes como éticos, eles se sentem significativamente mais comprometidos com a organização”, afirmam. “Esse comprometimento, por sua vez, leva a um maior bem-estar e melhor desempenho.”

    Continua após a publicidade

    O interessante é que mesmo conforme os cargos ficavam mais remotos, essas observações e efeitos positivos se mantiveram. Isso sugere que a liderança ética é uma ferramenta poderosa e eficaz para uma empresa, independentemente do regime de trabalho.

    “A liderança ética desempenha um papel crucial na formação da cultura no local de trabalho, influenciando desde a satisfação dos funcionários até o desempenho geral”, escrevem os pesquisadores. “Líderes que demonstram integridade, valores fortes e expectativas claras promovem um ambiente em que os funcionários se sentem apoiados e motivados. Isso, por sua vez, leva a um maior engajamento, menor rotatividade e melhor desempenho no trabalho.”

    Contudo, os cientistas reforçam que, com o trabalho remoto, os funcionários podem ter dificuldade de perceber comportamentos éticos de seus líderes. Momentos espontâneos de escritório, como a forma que um gestor lida com uma situação difícil, têm menor chance de serem testemunhados.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    BLACK
    FRIDAY

    ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês*

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.