As 10 soft skills mais demandadas em 2025
Pesquisa Leadership Outlook, do Evermonte Institute, aponta “comunicação e escuta ativa” como a habilidade mais importante para este ano

Soft skills são conjuntos de habilidades comportamentais, sociais e emocionais de uma pessoa. Elas são diferentes das hard skills, que são os conhecimentos técnicos de uma profissão específica. Saber o melhor jeito de cortar uma carne é uma hard skill para um açougueiro; é uma habilidade técnica, que ele pode ensinar facilmente para alguém. Uma soft skill é um pouco diferente, já que ela está relacionada a traços de personalidade e comportamentos, ela é um pouco mais difícil de avaliar.
Processos de recrutamento e seleção das empresas estão cada vez mais valorizando soft skills na hora das contratações. Elas têm influência direta no desempenho profissional dos colaboradores, especialmente em cargos que envolvem muito trabalho em equipe.
A pesquisa Leadership Outlook, do Evermonte Institute, aponta que, em 2025, 10 soft skills estarão em evidência no mundo corporativo. A mais importante delas vai ser a “comunicação e escuta ativa”. “Para 70,3% dos executivos ouvidos pelo estudo, essa é a habilidade mais demandada nas contratações deste ano”, explica o diretor associado do Evermonte Institute, Paulo Walendorff.
De acordo com Paulo, comunicação e escuta ativa é uma soft skill fundamental em ambientes corporativos cada vez mais dependentes de colaboração. “Ter uma comunicação clara e saber ouvir de maneira preditiva são competências indispensáveis para fomentar o relacionamento interpessoal e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo e integrado”, ressalta.
Não basta, no entanto, olhar para a comunicação de maneira isolada. A “inteligência emocional”, segundo o Evermonte Institute, é a segunda soft skill mais relevante para 2025, com 69,4% de menções na pesquisa. “Há uma diferença significativa de opiniões quando falamos sobre inteligência emocional. Todavia, ela pode ser considerada o principal propulsor de todas as outras competências. Sobretudo em posições de liderança, posicionar-se com coerência e assertividade é essencial para criar confiança, resolver conflitos e tomar decisões equilibradas”, afirma Walendorff.
Da mesma forma, “resiliência” e “orientação a resultados” aparecem como a terceira e a quarta soft skills mais importantes para este ano, com 63,4% de menções. “As habilidades de se adaptar às transformações e de manter o foco nos objetivos traçados serão muito valorizadas pelas empresas”, explica o diretor associado do Evermonte Institute.
Os executivos ouvidos pela pesquisa ainda apontaram agilidade (55,9%), pensamento crítico (54,1%), tomada de decisões (52,5%), negociação (51,2%), flexibilidade (45,9%) e criatividade (37,8%) como soft skills relevantes para as contratações deste ano.
O estudo Leadership Outlook 2025 ouviu 320 executivos em cargos de gerência sênior, diretoria, C-Level e Conselho com atuação em empresas de todas as regiões do Brasil.
Confira as 10 soft skills mais demandadas para 2025
- Comunicação e escuta ativa
- Inteligência emocional
- Orientação a resultados
- Resiliência
- Agilidade
- Pensamento crítico
- Tomada de decisões
- Negociação
- Flexibilidade
- Criatividade