IF mineiro abre inscrições para MBA em Gestão Empreendedora
Graduados de qualquer área do conhecimento podem participar do curso, que é gratuito e EaD. As inscrições terminam no dia 17 de outubro.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) está com inscrições abertas até 17 de outubro para o MBA em Gestão Empreendedora.
Em modelo EaD e gratuito, o curso tem duração máxima de 24 meses e é destinado a graduados de qualquer área do conhecimento e que tenham interesse em aprimorar suas habilidades gerenciais e empreendedoras. Ao todo, são ofertadas 30 vagas, sendo 20% delas reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas e pessoas com deficiência. O início da formação está marcado para o 1º semestre de 2026.
Como se inscrever
Para participar do processo seletivo do MBA, é necessário acessar o Portal do Candidato no site do IF utilizando uma conta gov.br. Durante a inscrição, os candidatos deverão fornecer:
- Um documento de identificação;
- O diploma de graduação (ou, em caráter provisório, a declaração de conclusão do curso ou a declaração com previsão de colação de grau);
- Um currículo da formação acadêmica, da experiência profissional ou da produção científica e técnica;
- A declaração de expectativa de pontuação, preenchida de acordo com critérios estabelecidos para a pontuação (mais informações no edital).
A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa no valor de R$ 60, que deve ser feito até o dia 20 de outubro. Entretanto, candidatos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública, foram bolsistas integrais na rede privada ou obtiveram certificado de conclusão com base no resultado do ENCCEJA podem solicitar isenção da taxa até o dia 1º do mesmo mês.
A seleção será feita através da análise dos currículos enviados e o resultado final será divulgado no site do processo seletivo no dia 21 de janeiro de 2026.
Quer assumir um cargo de CEO? O segredo pode estar nas suas amizades
Quem tem direito ao PIS e ao Pasep?
China e arrecadação ajudam o Ibovespa a fincar o pé no azul: 1,31%
Como a representação feminina pode fortalecer o negócio de mulheres empreendedoras
Todo mundo já foi júnior um dia





