As derrocadas do SVB e do Credit Suisse trouxeram à tona o fantasma de 2008. Entenda como funcionam as entranhas do sistema bancário, por que as crises parecem ser tão recorrentes e as razões para evitar que instituições financeiras fechem as portas.
A China compra dois terços de toda a soja, a carne e o minério de ferro que o Brasil exporta. E agora, com o gigante asiático de volta à normalidade após três anos de lockdown, o comércio entre os dois países tem tudo para crescer ainda mais. Mesmo assim, o otimismo é limitado por uma crise imobiliária persistente. Veja o que está em jogo.
A nevasca de juros altos, bancos mais cautelosos na hora de dar crédito e uma feroz disputa com a concorrência asiática formam um cenário negativo para os papéis do setor. Renner (LREN3) , Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3) aparentam solidez para enfrentar a tempestade. Já Riachuelo (GUAR3), C&A (CEAB3) e Marisa (AMAR3) deparam-se com mais obstáculos. Entenda.
Juros de empréstimos, cheque especial, cartão rotativo… O acúmulo de dívidas leva rapidamente à devastação financeira. Entenda melhor os cuidados para não cair nessa espiral destrutiva – e veja as saídas para quem já entrou nela.
Ele ainda é visto como vantagem em algumas empresas, mas não passa de um comportamento compulsivo. Longas jornadas de trabalho causam danos à saúde física e mental – e diminuem a produtividade. Conheça as causas e consequências do comportamento workaholic.
O novo regime de metas fiscais é um meio termo entre o monetarismo e o desenvolvimentismo. Ou seja, algo capaz de manter a integridade da moeda sem estancar os gastos públicos. Boa notícia.
Jean Paul Prates, CEO da estatal, vai na contramão da agenda ESG do governo, e do mundo, ao defender extração até a última gota.
Republicanos querem restringir o uso de critérios sociais e ambientais na hora de investir, sob o pretexto de que são “de esquerda” demais. Democratas, por sua vez, adotaram de vez a filosofia de investimentos queridinha de Wall Street.
Zuckerberg dá um ghosting na realidade virtual e assume romance com a IA. Investidores aprovam: as ações da companhia já subiram 70% neste ano.
Corretora celebra projeto de regulação do setor no país enquanto sofre pressão da SEC para suspender atividade de staking.
Distantes do escritório, eles sentem que é mais difícil demonstrar para o gestor que estão sendo produtivos.
Menos videoaulas, mais simulados. Focado em concursos públicos para cartório, a empresa foi fundada em 2018 por amigos que estudavam juntos para as provas.
Ele é o mais popular entre os bancos privados, com 77 milhões de clientes. Só que foi pego no contrapé com a alta da inflação, dos juros e da inadimplência, e as ações afundaram quase 40%. O comando do Bradesco reagiu, e prometeu a volta da rentabilidade. É uma oportunidade para investir?
Fundada em 2014, a empresa envia um livro com edição exclusiva (e mais algumas coisinhas) para a casa dos associados todo mês. Conheça a trajetória dessa empreitada.
A tradicional companhia, hoje focada em tênis esportivos, teve um lucro recorde em 2022, 50% maior que o do ano anterior. O CEO Pedro Bartelle dá sua receita para competir com as gigantes que fabricam na Ásia.
O lado bom de se dar mal na bolsa: o leão terá (um pouquinho) de misericórdia.
Dependendo do papel, menos do que você precisaria para comprar um apartamento. Mas claro: não há como garantir que qualquer empresa vá pagar bons proventos todo ano.
Um analista quantitativo, ou só quant, se esquiva da intuição e trata a escolha de ações como a ciência mais exata possível.
Para o autor de “Trilhas Sonoras da Mente”, pensar demais pode atrapalhar a realização dos nossos objetivos. Ele propõe uma nova maneira de encarar os pensamentos barulhentos. Veja a seguir.
O Japão cobra 0,10% ao ano para quem quer deixar dinheiro com o governo. O Sri Lanka, na ponta oposta, paga 25,7%.