Autonomia e rápido crescimento marcam a gestão da startup Betterfly
Empresa incentiva qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, liderança horizontal e comunicação entre as squads
A busca por um trabalho, atualmente, vai muito além de apenas um bom salário. Mais bem informadas e exigentes, as pessoas procuram empresas que forneçam uma boa experiência em todas as etapas de sua jornada. A pesquisa The Work Trend Index, feita pela Microsoft, mostra que entre os principais aspectos considerados como muito importantes pelos funcionários estão cultura positiva (46%); benefícios de saúde mental e bem-estar (42%); senso de propósito e significado (40%); e horário de trabalho flexível (38%). Em sintonia com essas demandas, a Betterfly, startup de tecnologia de seguros, vem trabalhando nesses pilares para atrair e reter talentos.
A primeira estratégia, nesse sentido, é a possibilidade de atuar em um negócio com crescimento acelerado, pautado pela inovação, e com a chance de contribuir — de perto — com a estruturação de projetos. A empresa começou sua expansão no Brasil em 2021 depois de receber um aporte de US$ 60 milhões e, em 2022, se tornou o primeiro unicórnio social da América Latina ao arrecadar US$ 125 milhões em outra rodada de financiamento. Nesse sentido, um dos pilares da cultura empresarial é a autonomia dada ao time e o incentivo para que todos se sintam — e ajam — como donos do negócio.
Logo na primeira semana de cada Betterflyer, como é chamado o colaborador por lá, as pessoas recebem acesso ao app corporativo e passam a fazer parte da transformação e do crescimento do negócio. Uma das ações é inserir o profissional em um dos squads para que ele atue com protagonismo e encontre maneiras de desdobrar em ideias os sete pilares de cultura que traduzem o propósito da Betterfly.
Sete pilares da Betterfly
Mas qual a importância dos pilares de cultura? A construção de algo novo depende muito dos valores e objetivos de uma marca. Diante deste cenário, a Betterfly traduziu em seus sete pilares alguns dos princípios mais significativos para o desenvolvimento da companhia.
- Uma melhor versão de você faz um mundo melhor.
- Aja como dono.
- Aja com propósito.
- Sonhe grande e arrisque.
- Tenha um viés de ação.
- Mostre paixão e garra.
- Acenda as luzes.
Lideranças colaborativas
A aposta é oferecer uma gestão horizontal, modelo no qual as decisões são tomadas em colaboração e não apenas pelas lideranças. Para isso, as informações, como números bons e o que precisam melhorar, desafios e planos, são divididos com o time, uma vez ao mês, durante o Town Hall. A ideia é que todos se sintam parte da construção da empresa. “A Betterfly tem o propósito de melhorar, proteger e transformar a vida das pessoas, inspirando para que possam se converter na melhor versão de si mesmas”, afirma Caio Ribeiro, country manager no Brasil.
A melhor versão de cada um
Outro compromisso da Betterfly é o bem-estar da equipe. É comum que uma vez ao mês os times participem de ações de bem-estar e voluntariado. Além das atividades coletivas, a empresa foca nas melhorias constantes no pacote de benefícios e promove celebrações em datas comemorativas.
No Dia das Mães, por exemplo, a empresa realizou uma roda de conversa com as profissionais que têm filhos para que elas pudessem dividir os desafios da maternidade no mercado de trabalho, além de ajudar na criação de uma rede de apoio.
“Uma das participantes, que está no final da primeira gestação, foi contratada já grávida e foi emocionante vê-la sair do papo dizendo que se sentia mais segura, pois sabia que voltaria após a sua licença e seria recebida com o cuidado, o respeito e a responsabilidade que ela — e qualquer outra mãe — merece”, diz Mayra Peretto, gerente de cultura e bem-estar da Betterfly no Brasil. “Se queremos construir um mundo melhor, precisamos garantir o solo fértil na empresa para que as pessoas consigam ser sua melhor versão também”, completa.
Propósito claro
Incentivar e oferecer ferramentas para manter a qualidade de vida. Essa é a proposta da Betterfly. A empresa conta com uma plataforma de benefícios digitais que recompensa hábitos saudáveis com um seguro de vida ou a opção de doar para instituições sociais. Na parte social, são mais de 49 mil litros de água potável levados a regiões com dificuldades de acesso, cerca de US$ 1 milhão em doações para diferentes ONGs e causas sociais, 300 mil árvores plantadas e em torno de 3 milhões de refeições doadas para crianças carentes em toda a América Latina.