RG e CPF velhinhos? Saiba como renovar gratuitamente
Tem nova forma de identificação na área. Saiba como emitir sua Carteira Nacional de Identificação, disponível a todos os brasileiros desde janeiro deste ano.
eus documentos oficiais já estão entrando na fila do INSS? Sem estresse. Uma nova medida do governo permitirá com que seu RG e CPF velhinho se aposentem de vez – a implementação da Carteira Nacional de Identificação.
Mais de 6 milhões de brasileiros já têm a CNI em mãos. A ideia é que ele venha para substituir esses dois documentos e simplificar a vida do cidadão brasileiro — mantendo o número do seu bom e velho CPF, para você nem ter que se preocupar com decorar mais uma sequência numeral homérica.
Padronizada em todos os estados do país, a emissão está disponível desde janeiro e é 0800 – totalmente gratuita.
E como conseguir a sua? Só marcar uma data no Poupatempo mais próximo. Para isso, você vai precisar levar sua Certidão de Nascimento ou de Casamento. Para quem tem menos de 16 anos, o representante legal precisa estar presente.
Ah! E o CPF precisa estar regularizado. Velhinho, sim. Irregular, não rola.
Vale dizer que ela não revoga nem substitui outros documentos que já existem, como título de eleitor, CNH, passaporte ou carteira de trabalho. Mas você pode apresentá-la no lugar desses documentos que tá tudo certo.
Por ora, a CNI pode ser um documento de viagem (nos países que isso foi acordado e aprovado, como os do Mercosul) e no BR (desde que o cidadão integre os números de seus outros documentos a ela). Esses dados podem ser checados pelo QR Code disponível no documento – que você poderá retirar perante aviso do Poupatempo – ou pela sua versão digital.
O prazo para emitir a carteira é até 2032, quando o documento será obrigatório para todo mundo. Mas ainda há tempo. Caso queira mais informações, dá para consultar o site do governo dedicado ao assunto, aqui. Só não pode procrastinar mais 8 anos, ok?